DÚVIDAS

De você / para você

O predicativo do sujeito é um complemento verbal? Observando algumas perguntas anteriores, olhei uma questão de uma mulher que perguntava a classificação sintática da expressão: falei de você / falei para você em que as expressões a cheio foram classificadas como complementos verbais. Não seriam adjuntos adverbiais?

Resposta

As expressões de você e para você sem dúvida que são complementos verbais, porque são complementos duma forma verbal - de falei. Tais expressões não são adjuntos adverbiais, porque não são advérbios nem termos de valor adverbial.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa