Diminutivo de chávena
Qual o diminutivo de chávena: chaveninha, ou chavenazinha?
Referência bibliográfica: autores hispanofalantes
Segundo o autor de um livro que acabo de rever para a editora onde trabalho, os nomes de autores castelhanos devem ser ordenados na bibliografia tendo em conta os dois últimos apelidos e não apenas o último, como costumamos fazer em português, porque é assim que sempre fazem os castelhanos. Gostaria de confirmar a correcção desta opção no caso de estarmos a citar uma obra de um autor castelhano numa obra escrita em português.
Muito obrigada e parabéns pelo vosso trabalho, que muito útil me é sempre no meu.
A origem do nome Isaura
Desde pequena que tenho uma enorme curiosidade em saber a origem do meu nome Isaura. Sei o "porquê" de o ter, mas não sei a sua origem. O "porquê" é simples. Minha avó (fiz 50 anos em Janeiro) leu o livro na sua juventude (tenho-o guardado: a 7 chaves).Na primária diziam que tinha nome de "velha" — francamente detestava-o. Há alguns anos apareceu a 1.ª telenovela, que por curiosidade vi; agora outra (não vi)... e lá vem à baila o meu nome outra vez... felizmente deixei de detestá-lo há muito, muito tempo.As pesquisas que faço na Internet levam-me sempre a "becos sem saida" assim como a consulta de dicionários de nomes próprios (ja consultei pelo menos 3), e Isaura... nada!Será que me podem elucidar?Muito obrigada pelo tempo que vos tomei.
A origem do nome «passos perdidos»
Qual a origem do nome passos perdidos que se dá a uma sala da Assembleia da República?
A origem da expressão «a toque de caixa»
Qual é a origem da expressão «a toque de caixa»?
O antónimo da palavra elogio
Qual é o antónimo da palavra elogio?
«Levado da breca»
Agradeço que me informem da origem e do significado da expressão «levado da breca».
A diferença entre reis e réis
Gostaria de saber qual a diferença entre reis e réis com acento. De facto, já vi o plural de rei grafado com e sem acento e não sei qual a diferença, se é que ambas as palavras existem.
Aguardo a vossa resposta.
Obrigada pela atenção.
Engrunhar e engrunhado
Desejava confirmar o significado da palavra engrunhado e do respectivo verbo. Julgo que significa «amarrotar» e que é um regionalismo de Trás-os-Montes.
Obrigado.
Linguagem mista
Qual e o conceito de linguagem mista?
