Raqueta
Qual a forma correcta de se escrever esta palavra: «raqueta» ou «raquete»?
Ainda o cerzitar*
Ainda sobre a palavra cerzitar, acrecentamos dois contributos suplementares à anterior resposta.
A grafia das locuções adverbiais «a jusante» e «a montante»
Por que as locuções «a jusante'» e «a montante'» não levam acento indicativo de crase? Poderiam me dar uma explicação?
Ficarei imensamente agradecida.
O pai-nosso
Apresento-lhes o seguinte trecho retirado de uma coluna jornalística:
"No 'Pai-Nosso' as pessoas que rezam dirigem-se ao Criador e pedem a ele que lhes perdoe as ofensas praticadas, que não as deixe cair em tentação e que as livre do mal eterno."
Minha dúvida é sobre a expressão "Pai-Nosso":
1) Está escrita corretamente? Por quê?
2) Sempre se escreve assim: com hífen e com o "nosso" iniciando por letra maiúscula?
3) Naquela famosíssima frase "Pai-Nosso que estais no céu, perdoai as nossas ofensas...", também deveria se escrever dessa forma ou seria sem hífen e o "nosso" com letra minúscula, assim: "Pai nosso que estais no céu..."?
Muito Obrigado.
O neologismo visiospacial
"Visoespacial", "visoespacial", ou "visio-espacial"?
Será, por exemplo, «capacidade viso-espacial» a maneira mais correcta?
O contexto é, na descrição do estado mental de uma pessoa, referir que a mesma possui, entre outras (por ex., habilidade construtiva, aptidões linguísticas), uma boa «capacidade viso-espacial»...
Prática
Prática ou práctica?
O significado de defenestrar
Gostava de saber se a palavra defenestrar existe e, caso exista, qual o seu significado.
Linguagem, língua, fala, signo verbal, etc.
Sou estudante de jornalismo na Universidade de Vila Velha – Espírito Santo, e peço encarecidamente o verdadeiro conceito de linguagem, língua, fala, signo verbal e signo não verbal (se possível envie exemplo de signos), visto que por intermédio destes formularei meu trabalho bimestral. Agradeço a atenção dispensada.
Gentílicos com formas diferentes
Como é:
Polonês ou polaco?
Canadense ou canadiano?
Palestinenses, palestinianos ou palestinos?
Israelenses, israelitas (antigo???) ou, talvez, israelis?
A pronúncia da letra e
Estou a aprender português e gostaria de saber se existe uma regra sobre a pronúncia da letra e. Na palavra mesa, o e pronuncia-se "é", mas na palavra reservada pronuncia-se "e".
Agradeço a vossa opinião.
