DÚVIDAS

Tenha aparecido / interessassem

A minha dúvida trata-se da aparência do conjuntivo em orações subordinadas depois de um verbo principal seguido pelo advérbio "apenas" (na acepção de "somente"). Não entendo porque o modo conjuntivo é admissível em alguns exemplos, como nos que seguem:
1. [Auto do frade por João Cabral de Melo Neto] Noto apenas é que o juiz, que na execução capital é mais importante que o réu, é até sua figura central, não tenha aparecido aqui....
2. [O meu exemplo] Ele apenas lia coisas que lhe interessassem mesmo.
No primeiro exemplo, eu tivesse escrito "apareceu" em vez de "tenha aparecido". No segundo exemplo, seria admissível escrever "que lhe interessaram mesmo"?

Resposta

Na frase 1., a forma verbal "tenha aparecido" encontra-se no pretérito perfeito do conjuntivo; é predicado de uma oração subordinada substantiva, dependente do predicado da oração principal "noto", uma forma verbal que revela uma apreciação em relação ao próprio facto em causa, expresso pela oração subordinada. "É que" é uma expressão de realce.
Na frase 2., a forma verbal "interessassem" encontra-se no imperfeito do conjuntivo porque é predicado de uma oração relativa adjectiva que exprime um fim, um objectivo que se pretende alcançar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa