O latinismo imitatio
Como se pronuncia o termo imitatio em latim?
Obrigado.
Fabiana
Qual o significado do nome Fabiana?
O adjetivo criterial
Gostaria de pedir a vossa ajuda quanto ao seguinte: atualmente, há vários documentos oficiais e académicos que usam abundantemente o adjetivo "criterial", de modo a poder distinguir, por exemplo, uma avaliação criterial (baseada em critérios) de uma avaliação normativa.
Não encontrei referência a esta palavra em dicionários como o da Porto Editora (infopedia) ou o Vocabulário Ortográfico do Português. Há algum dicionário que a defina ou o seu uso é incorreto?
Grata pela atenção.
O valor do sufixo -oco
Em português europeu, o sufixo -oco/-oca serve para fazer o aumentativo ou o diminutivo?
Vi, num material da Editora Leya, que servia para diminutivo. Como exemplos, davam as palavras bicharoco, fraldoca e pernoca. No entanto, no dicionário online Infopedia.pt, pernoca é referida como aumentativo de perna e bicharoco como bicho repugnante (fraldoca não consta).
Qual o uso correto, em português europeu?
Herança, legado e doação
Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre herança, legado e doação. O Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores, no seu dicionário de sinónimos e antónimos, diz que herança e legado são sinónimos, mas eu acho que legalmente estas duas palavras significam coisas diferentes. Gostaria de ter um comentário vosso.
Azucrinar sem pai nem mãe
Qual é a etimologia desta palavra?
«Estar à espreita» vs. «estar a espreitar»
Gostaria de perceber a diferença e função das expressões que usam o verbo estar e um substantivo ao invés da conjugação perifrástica, como nos seguintes exemplos:
– «Estar à procura» e «estar a procurar»;
– «Estar à espreita» e «estar a espreitar»;
– «Estar à espera» e «estar a esperar»;
– (...)
Há alguma justificação para a origem destas expressões?
A pronúncia do nome Bilac
Na escola, aprendi a fazer soar o c de Bilac, mas recentemente ouvi um aluno meu pronunciar esse nome com um c mudo (Bilá), que com certeza ouviu à sua professora de gramática ou língua portuguesa. Gostaria de saber qual é a pronúncia correta, se é que esta se encontra atestada em dicionários de língua portuguesa, ou se de fato é um nome de origem francesa, o que tudo leva a crer, se esse c é pronunciado ou não, visto que em francês algumas palavras têm o c final pronunciado e outras não.
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda que prestam aos amantes da língua portuguesa.
Procedimental, novamente
O uso do termo procedimental(ais) é correcto?
A classificação gramatical de que
na frase «Que coisa tão esquisita!»
na frase «Que coisa tão esquisita!»
Na frase «que coisa tão esquisita» qual é a classe morfológica do que?
