Anglicismo semântico: antecipar = prever
O Dicionário Priberam define antecipar como «pensar com antecipação que algo vai acontecer. = ANTEVER, PREVER». E este significado já existe há muitos anos.
Vamos contrariar o dicionário?
Sobre “Avalón”
"Avalon", qual a sílaba tônica? Nomes próprios seguem as mesmas regras?
«A conselho de»
«A conselho do padre, Manuel foi para casa.»
Nesta afirmação é correto empregar-se «a conselho»? Ou ficaria mais correto: «O conselho do padre…»
Grato pela atenção.
A polaridade na expressão «nem por sombras!»
Na frase «Nem por sombras!», como podemos considerar a sua polaridade? Negativa ou afirmativa?
Eurocrédito, eurodólar, eurodivisa
Eurocrédito ou euro-crédito?
Eurodólar ou euro-dólar?
Eurodivisa ou euro-divisa?
("Eurocréditos" são créditos de médio ou longo prazo, de elevado montante, com uma taxa de juro variável, concedidos por sindicatos bancários internacionais, com recurso a fundos obtidos no mercado dos "eurodólares")
Comparação: «tanto... quanto»
Qual é a frase correta, e porquê?
«A Fama da mitologia tinha tantos olhos quanto penas.»
«A Fama da mitologia tinha tantos olhos quantas penas.»
«A Fama da mitologia tinha tantos olhos como penas.»
Muito obrigado.
Ditongação do
Frequentemente ouço pronunciar a palavra treze como "treuze". Gostaria de saber se existe qualquer justificação para tal.Tratar-se-á de uma vocalização, tal como em "auga"? O mesmo poderia dizer de "saulsicha" por salsicha, palavra que creio relativamente recente, inviabilizando a justificação de arcaísmo.
Muito obrigado.
A forma “maquinagem”
Boa noite a todos e desde já obrigada pela atenção. Sou estudante de composição (música) e filosofia. Entre outras coisas escrevo letras para canções e deparei-me com a seguinte dúvida: – existe a palavra 'maquinagem' (no sentido de engrenagem)? Tenho a sensação de que a ouço desde há muito tempo, mas para minha surpresa quando consultei o dicionário não constava nenhuma entrada! Obrigada pelo vosso trabalho,
Construção perifrástica, futuro e probabilidade
Li, num livro, que o futuro normalmente está ligado a uma suposição e não a uma certeza, estando associado, por conseguinte, a uma probabilidade. Porém, o futuro não pode ser utilizado para expressar certeza?
Consideremos o seguinte enunciado: (I) Ele irá conseguir. Neste caso, (I) expressa uma certeza ou uma suposição?
E, agora, consideremos um enunciado semelhante: (II) Ele vai conseguir. Em (II), expressa certeza ou suposição?
O que me responderam foi que o (I) expressa suposição e o (II) certeza, devido ao tempo utilizado. Porém, em (II), o presente não adquire valor de futuro?
Agradeço a vossa preciosa ajuda para decifrar os mistérios da nossa tão vetusta e opulenta língua.
Termologia
Em primeiro lugar, cumprimento o Sr. Prof. F. V. P. da Fonseca e sua equipe pelo excelente trabalho. Além de ter esclarecido muitas dúvidas, fico muito feliz de ter contato (contacto, aqui também temos esta variante) com o Português de minha querida avó.
Quanto à palavra "termologia", o consulente está certo, pois ela designa o ramo da Física que trata do calor (ou da variação de calor). O nosso Aurélio traz o verbete.
Quanto à prosódia de "termostato", no Brasil é desse modo que escrevi (paroxítona). Apesar de ser de origem erudita, adaptou-se à tendência da nossa língua.
Abraço.
