Tenho uma dúvida e ficaria imensamente feliz se pudessem me esclarecer. Qual a regência do verbo fugir? Seria «fugir de algo (ou alguém)», ou «fugir a (algo ou alguém)»? Qual seria a preposição correta?
Desde o momento, agradeço a atenção que será atribuída ao assunto.
Qual seria o correto? É possível colocar dois verbos no subjuntivo seguidamente?
«Eles são amigos. Talvez seja o que permite o acordo»
ou
«Eles são amigos. Talvez seja o que permita o acordo»?
E se mudássemos para «isso» em vez de «seja o que»?
«Eles são amigos. Talvez isso permite o acordo»
ou
«Eles são amigos. Talvez isso permita o acordo»?
«Ele se chama João.» Qual a função sintática de «João»?
Gostaria de saber qual é o processo de formação da palavra entreter.
A minha professora costuma dizer com alguma frequência «ligar importância» no sentido de «prestar atenção ao assunto». Podemos dizer «ligar importância»?
Obrigado!
Gostaria de saber o antónimo de espetar.
Por favor, gostaria que me esclarecessem uma dúvida, atendendo à frase «O resultado eram uns originais compridos e estreitos como papiros, que saiam em cascata da máquina de escrever e se estendiam pelo chão à medida que se escrevia.»
Qual a função sintáctica de «uns originais compridos e estreitos como papiros»? Predicativo do sujeito?
As orações «deixai vir a mim as criancinhas» e «deixai virem a mim as criancinhas» estão ambas certas? Não me parece um caso de uso não obrigatório do infinitivo flexionado (mais uma vez); ou é?
Gostaria de saber como funciona a regência do verbo aceitar.
Obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações