Os diminutivos de sol e de óculos
Quais são os diminutivos de sol e de óculos?
Europeidade e "europeialidade"/"europalidade"
Qual a mais correcta designação para a qualidade, carácter do que é europeu? "Europeialidade", ou "europalidade"?
Grato pela vossa resposta.
«Palavra d`honra»
A TSF e o Diário de Notícias têm uma entrevista conjunta que intitulam (e escrevem, conforme leio no jornal do dia 20 de Janeiro p.p.) «Palavra d`honra».
Independentemente de o apóstrofo estar abolido há muito da nossa ortografia (desde quando, já agora?), não se usa(va) apenas entre vogais?
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Empertigamento
Existe a palavra "empertigação"?
Mahdi e mádi
Qual é a designação correcta em português para a palavra Mahdi? Deve manter-se, ou usar-se a expressão Madi? Obrigada.
A etimologia de darandina
Qual a etimologia da palavra darandina?
Fico grato a quem esclarecer.
A pronúncia da palavra bacalhau em Portugal
Gostaria de saber como se pronuncia a palavra bacalhau em Portugal.
As grafias marca de água/marca-d´água
Gostaria que me ajudassem a perceber como se deve grafar a palavra (ou palavras) "marca de água" (como sinónimo de filigrana). Será "marca de água", "marca-de-água", ou "marca-d´água"? Alguns dicionários registam-na sem hífen, mas eu pergunto-me se esta não será uma palavra composta (substantivo + preposição + substantivo). Obrigada.
O elemento nano-
Palavras que contêm o prefixo nano- são de uso cada vez mais frequente na língua portuguesa.
Por princípio não incluo o hífen, mas quando tenho um dupla vogal a minha decisão vacila.
Por exemplo, escrevo nanoquímica, mas interrogo-me se a forma correcta é nanoestrutura ou nano-estrutura.
A grafia de amêijoa
Tenho visto ultimamente escrito amêijoa e não ameijoa. Se assim for, deixa ei de ser um ditongo, e passar-se-á a acentuar o ê?
