Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Relações de sentido/Relações sentido - forma
Ana Lúcia Cruz Professora Funchal, Portugal 8K

Qual é o plural de vígil?

 

Muito obrigada.

Rosa Peixoto Gerente Guimarães, Portugal 5K

Precisava de saber se ensino é hiperónimo de matemática ou se é disciplina. 

Obrigada pela atenção dispensada.

Ana Coelho Professora Porto, Portugal 11K

Recentemente surgiu uma dúvida relativamente à forma como se designam os animais invertebrados de corpo mole. Para mim, sempre se chamaram moluscos, mas têm insistido comigo que também é válida a designação "molúsculos". Não encontro nenhuma referência a "molúsculos" em dicionários. Gostava de saber se esta forma é válida, ou se se trata de um erro.

Obrigada.

Teresa Winter Licenciada em Sociologia Karlsruhe, Alemanha 20K

Estes termos podem ser considerados como sinónimos?

Muito obrigada.

João Pereira Jornalista Lisboa, Portugal 11K

Tenho visto recorrentemente o uso da palavra subscrição como sinónimo de assinatura no contexto de «assinatura/subscrição de um serviço ou bem». Por exemplo, «subscrever um pacote de serviços televisivos». Consultando os dicionários da Priberam e da Porto Editora, encontro para assinatura a definição «Direito que se tem a alguma publicação ou comodidade mediante certo preço por determinado tempo» e «Contrato através do qual se adquire o direito de receber determinado bem (publicação periódica) ou usufruir de um serviço (frequência de espetáculos, utilização de transportes públicos, etc.), mediante o pagamento de uma dada quantia». Não encontro uma definição semelhante para a palavra subscrição, embora encontre assinatura como sinónimo. Gostaria de saber se, neste contexto, é possível o uso de ambas palavras (ou se, eventualmente, há aqui alguma variação entre português de Portugal e do Brasil).

Muito obrigado.

Manuel Gonçalves Economista Matosinhos, Portugal 5K

Pode usar-se cocuruto e cocuruta indiferentemente? A busca na Internet não foi conclusiva.

Fábio Vasco Operador de call center Quinta do Conde, Portugal 6K

Costumo, quando me quero referir à bebida em si, escrever café (à excepção de casos em que essa é a primeira palavra da frase, claro) e Café quando me refiro ao estabelecimento... Faz sentido? Ex.: «Pedi um café cheio e soube-me mesmo bem.»; «Fui ao Café comprar pastilhas.»

Obrigado!

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 43K

Tenho ouvido muito sobre o feminino de elefante ser elefanta, mas esquecemo-nos de que o feminino da palavra elefante pode tanto ser elefanta como aliá, sendo esta última muitíssimo desconhecida para muitos, mas sendo a forma mais antiga.

Obrigado.

Solange Souto Estudante São Paulo, Brasil 25K

Tenho visto nos cartões de Natal as pessoas escreverem: «feliz Natal e um próspero Ano-novo». Ano-novo é escrito com letra maiúscula, ou minúscula?

Ricardo Peres Estudante Vila Real, Portugal 23K

Gostaria de saber, de acordo com o novo acordo ortográfico, se o acento nas formas verbais terminadas em -ámos no pretérito perfeito do indicativo é de uso facultativo (encontrámos/encontramos).