Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Atestação/Significado de palavras
Artur Ramos Portugal 7K

A palavra bidiário existe? Se sim, o quer dizer? Quer dizer duas vezes por dia ou de dois em dois dias?

Manuela Barradas Professora do ensino secundário Sendim, Portugal 21K

Como se chama o habitante de uma vila? E qual o seu feminino?

Paulo Ferreira Portugal 6K

Existe alguma alternativa a "chassis"?

Fernando Lima Portugal 6K

Qual significado da palavra "caftinas" que consta no poema "Balada do mangue" («...Glabras, glúteas, caftinas/ Embebidas em jasmim/...»), de Vinícius de Moraes?

Helena Matos Portugal 10K

Atento os significados possíveis do verbo "circunscrever", gostaria que me oferecessem exemplos de situações em que pode ser utilizado. Muito obrigado!

Abel C. Torres Mendes Electromecânico Santa Maria da Feira, Portugal 9K

As duas palavras em título são correctas (ou seja, poder-se-à escolher qualquer delas)?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

João dos Santos Gil Portugal 4K

Viva: A vossa resposta à pergunta feita, por um vosso utilizador, sobre a diferença entre homicídio e assassínio, foi que não havia diferença. Segundo indicaram: De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, são termos sinónimos: «Homicídio: s. m. (do lat. "homicidium"). Morte de um ser humano por actuação ilegítima e violenta de outrem; acção de matar alguém. Sinónimo de assassínio.» «Assassínio: s. m. (do it. "assassinio"). Acto ou resultado de matar alguém, premeditadamente e à traição; acto de assassinar. Sinónimo de assassinato.» «Assassinato: s. m. (do fr. "assassinat"). O mesmo que assassínio.» Também eu tinha a mesma dúvida, tanto mais que num conhecido canal da televisão por cabo, sobre uma série policial, frente a um cadáver, perguntam: Acidente, homicídio ou assassinato? Depois de ler cuidadosamente as definições do dicionário, sou tentado a concluir que um assassinato é uma forma premeditada de causar a morte. Se um indivíduo se mete num carro e por atropelamento intencional mata outro indivíduo cometeu um assassinato. Se acidentalmente atropela mortalmente um indivíduo, então cometeu um homicídio (por negligência). Terei razão? Nos filmes americanos de julgamentos é a palavra homicídio que aparece, e assassinato parece ser mais um termo de gosto popular. Algo parecido com a palavra pedófilo (termo popular) que não faz parte do vocabulário jurista! Sem mais,

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Maria Fonseca Portugal 3K

O que significa a expressão latina ‘carpe diem’?

Fernando Coelho Kvistgaard Caldas da Rainha, Portugal 9K

Não estará errado usar a palavra invisual (cego)?
Não consigo encontrar a palavra invisual em qualquer dicionário.

Carlos Garcia Fotógrafo Portugal 2K

Apesar de "flechadas" não constar dos dicionários, gostaria de saber se posso usar esta expressão, indicando o arremesso de várias flechas.