Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Modificação
Bob Kortz Reformado De Meern, Países Baixos 4K

«Este que por desafrontada aparência, sacudir da espada e desparelhadas vestes, ainda que descalço, parece soldado...» (Saramago, Memorial do Convento).

Que sentido tem a palavra desparelhar?

Gilmar Lago Téc. informática São Paulo, Brasil 33K

Gostaria de saber qual o aumentativo de orelha (orelhão, ou orelhona?) e porquê da resposta, e o diminutivo (orelhina ou orelhazinha) e tambem o porquê.

Obrigado desde já pela atenção.

Alexsandra Souza Silva Auxiliar administrativo Jaboatão, Brasil 4K

Gostaria de saber se existe aumentativo da palavra lógico.

Jorge Santos Professor Figueira da Foz, Portugal 35K

Um aluno colocou a seguinte questão: «..se temos três conjugações, “ar”, “er” e “ir”, então a que conjugação pertencem as palavras “pôr” e “compor”?»
O docente explicou que estas não pertencem a qualquer conjugação, mas que tal facto se deve à evolução da linguagem ao longo dos tempos desde as palavras originárias ‘ponere’ e ‘componere’ as quais sofreram mutação ao longo dos tempos.

Solicito, pois que me informem se respondi acertadamente ao aluno (pois informei-o de que iria procurar melhor para melhor o esclarecer). Caso o não tenha feito solicito que me esclareçam para melhor poder ensinar.

Marilena Floriano Brasil 7K

Esclareça-me, por gentileza, o processo de derivação das palavras: «relembrar», «despolitizar» e «descarregar».
Grata.

Daniel Azevedo Estudante Maia, Porto, Portugal 6K

A minha questão é saber qual das frases é a correcta:
a) «Desde a desagregação da ex-URSS...»"; ou
b) «Desde a desagregação da URSS...»

A frase a) de início pareceu-me errada, pois o que se desagregou foi a URSS, e não a ex-URSS. Mas também é verdade que agora já não existe. Será por isso necessário utilizar o "ex-"?
Obrigado.

Rui Pacheco Portugal 7K

Gostaria de saber se a palavra «desembarcou» pode ser considerada derivada por prefixação e sufixação, ou só derivada por prefixação.

Maria Gomes Reino Unido 5K

Consultei as várias mensagens sobre os termos "proactivo" e "proactividade" e tenho a seguinte dúvida: sempre me pareceu mais correcto escrever "pró-activo" e "pró-actividade" e não as formas anteriores. Isto porque julgo que tais palavras são formadas através da junção do prefixo acentuado "pró" e activo/actividade. O prefixo “pró-”, por ser precisamente acentuado, exige o hífen. Estou correcta?

Por este prisma, "proactivo" e "proactividade" não são incorrectas? Ou considera-se que vieram directamente do inglês (proactive/proactivity?) e por isso não há hífen nem acento?

Gostaria muito de saber a vossa opinião.

Desde já agradeço.

Silvio Reinod Costa Brasil 33K

Gostaria de saber se as palavras derivadas por prefixação nunca mudam de classe gramatical – fato bastante comum nas palavras sufixadas. E também sobre palavras sufixadas que não mudam de classe gramatical. Poderia exemplificar e fornecer uma bibliografia a respeito?
Muito obrigado.

Isabel Warlaumont Professora do 1.º ciclo Braga, Portugal 13K

«Cartolina» e «cartola» são da família de «carta»?