Gostaria de saber o plural de roaz-corvineiro.
Pública-forma, no plural, fica públicas-forma? O dicionário electrónico diz-me «públicas-formas». Será?
Solicito o favor de me informarem se a conjugação dos verbos "ligar" e "sintonizar" está correctamente feita do seguinte modo:
– ligando-mo-nos aos valores elevados...;
– sintonizando-mo-nos com Deus...
Qual a diferença entre usar água e águas?
«Salvo das águas» e «mergulhou nas águas do oceano», porém «caiu à água».
Pode-se dizer «caiu às águas»?
Há alguma diferença?
Gostaria de saber também se está correcta a expressão: «eões de tempo».
Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.
Ao passar a frase «O nariz daquele senhor é grande» para o plural, pareceu-me mais adequado escrever «O nariz daqueles senhores é grande». Parece-me que se depreende que cada um tem o seu nariz. Se escrevesse «Os narizes daqueles senhores são grandes», dá a ideia de terem vários narizes. Se a frase não tivesse daqueles senhores, não me restavam dúvidas. Assim, estou um pouco confusa.
Obrigada.
Turma é um nome colectivo. Turmas continua a ser?
Penso que, de acordo com as regras do plural das palavras compostas, o plural de balão-sonda será balões-sonda (ou balões-sondas se não considerarmos o segundo substantivo como determinante). Porém, o dicionário online da língua portuguesa da Priberam indica como plural balão-sondas.
Gostaria que me esclarecessem.
Obrigado.
Como se forma o plural da palavra spam?
Muito obrigado.
Gostaria de saber o plural de vitória-régia.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações