DÚVIDAS

O antónimo de independência = subordinação
Para a frase «O Instituto funciona na dependência da Directoria», qual a palavra que substitui «dependência» para inverter as partes e poder escrever: «A directoria funciona em... do Instituto»? E, já agora, a palavra que falta não é antónima de dependênciaindependência. Como se designa esta relação? Viva a língua portuguesa, talvez o único valor vivo que nos mantém como país!
Bem vs. bom
Um dos meus cursistas escreveu num trabalho de casa: «A solução é bem para resolver esse problema.» Sendo ser um verbo copulativo, pensei que se deveria escrever o adjectivo boa em vez de bem aqui. Por outro lado, o dicionário de língua portuguesa Infopédia (na Internet) atribui à palavra bem também o sentido «conveniente» (bem é então adjectivo invariável). Deste ponto de vista, acho que a frase «A solução é bem para resolver esse problema» é correcta. Podem confirmar isso? Além disso, sempre tenho tido problemas em saber quando se deve utilizar o advérbio bem ou o adjectivo bom/boa. Acho que muitas vezes ambos são possíveis, mas também há uma diferença em sentido entre as frases «Está bem» e «Está bom»? Muito obrigada pelas suas explicações.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa