Quando há locuções verbais, e o principal aparece reflexivo, é obrigatório o uso da preposição a antes do infinitivo, ou essa pode ser omitida?
Ex.: «O meliante se recusou a acatar as ordens do policial.»
«O meliante se recusou acatar as ordens do policial.»
É possível a mesma construção sem o reflexivo?
Ex.: «O meliante recusou acatar as ordens do policial.»
Gostaria que me explicassem e desde já quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho.
Primeiramente parabenizo-lhes pelo trabalho que desenvolvem, e através do qual tenho sido cultivado.
Gostaria de saber se toda oração subordinada substantiva objetiva direta pode ser transformada em oração reduzida de infinitivo, por exemplo: «Respondeu-lhe que manteria a pessoa em casa», para «Respondeu-lhe manter a pessoa em casa». Ou há verbos que não permitem essa transformação?
Antecipadamente agradeço.
No verso da música de Ana Carolina:
«Se tento esconder meias verdades»
Meias é numeral, ou adjetivo? Justifique.
O correto é dizer, e escrever, «estou gestante», ou «sou gestante»?
Creio tratar-se de locuções adverbiais. Estou em dúvidas de classificá-las adequadamente:
1.ª) — intensidade («estou a ponto de explodir»); 2.ª) — temporal, modo, etc. («o bolo já está ao ponto: se encontra assado»); 3.ª) — de lugar («o aparelho geiser sinalizou no ponto exato onde estava material radiativo...»; «João foi encontrado no ponto marcado.»)
Qual é a diferença entre furador e perfurador?
Gostaria de saber qual a razão do termo «jogo de lençóis» para os conjuntos de lençóis de cama. Muito obrigado pela vossa disponibilidade.
Qual a origem da palavra reineta?
Qual o significado da palavra coarctada na seguinte frase:
«A liberdade individual não pode ser coarctada...»
Como classificar uma palavra composta como guarda-roupa quanto à tonicidade? A classificação é feita isoladamente para cada elemento?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações