Textos publicados pela autora
«Descair o semblante», «semblante descaído»
Pergunta: O que significa «descair o semblante»?Resposta: A expressão «descair o semblante» (ou, na ordem direta, «o semblante descair») significa, geralmente, «ficar com expressão abatida, triste». Note-se que, com base no particípio passado de descair, também se regista descaído como adjetivo, na aceção «prostrado, abatido» (Dicionário Houaiss). Observe-se ainda que «descair o semblante» pode ser entendido como «ficar com expressão de desapontamento ou raiva»:...
Logopedia e logopedista
Pergunta: Perante a dificuldade em encontrar a informação que pretendo nos dicionários a que habitualmente recorro, aqui estou eu de novo a solicitar a vossa preciosa ajuda.
Como se designa o profissional da logopedia que, de acordo com a Infopédia, é «parte da foniatria que se dedica ao estudo e tratamento dos distúrbios da fala».
Muito obrigada.Resposta: Segundo o Dicionário Eletrónico Houaiss (2001), «que ou aquele que trata da logopedia, que ou aquele que se especializou em logopedia» é um...
Homófonas: cilício e silício
Pergunta: Vi escrita pela pena de insignes escritores a seguinte frase: «... estar amarrados a um modo de vida que se tornou um silício e uma frustração» [citados por Miguel Sousa Tavares, in semanário Expresso de 15-02-2104, página 9, 2.ª coluna, in fine].
Onde se escreve silício, não deverá ser cilício?Resposta: Na citação apresentada pelo consulente a palavra a utilizar é cilício.
As palavras cilício e...
Que e quanta em frases exclamativas
Pergunta: Nas frases «Quanta alegria...»/«Que horror», posso classificar quanta e que como pronomes interrogativos, mesmo que não sejam seguidos de interrogação ou exclamação?Resposta: Na perspetiva da descrição gramatical brasileira, as palavras quanto (quanta) e que são consideradas pronomes interrogativos mesmo que ocorram em frases exclamativas.
A consulente parece pressupor que «quanta alegria..» e «que...
A escrita de numerais
Pergunta: Os números de zero a nove escrevem-se, por regra, por extenso. Quais são as excepções? Nomeadamente, para percentagens e para valores em divisas, escreve-se por extenso, ou o algarismo respectivo?
Muito obrigado.Resposta: Como se refere na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 945), a escrita dos numerais nos textos não é uma questão gramatical, mas, sim, uma questão estilística e de uso. Há, no entanto, alguns pontos que reúnem consenso, a saber:
1. Os...
