Sara Mourato - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sara Mourato
Sara Mourato
103K

Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2 pela mesma instituição. Com pós-graduação em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, trabalha na área da revisão de texto. Exerce ainda funções como leitora no ISCTE e como revisora e editora do Ciberdúvidas.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Como podemos classificar, quanto à sua formação, a palavra internacional?

Resposta:

De um ponto de vista intuitivo, é possível afirmar que a palavra internacional é derivada por prefixação: ao radical nacional acresce-se o prefixo inter(-). Numa perspetiva diacrónica, convém, no entanto, observar que a formação de internacional é um decalque do francês, tendo sido motivada pela disponibilidade de international nessa língua (cf. Dicionário Eletrônico Houaiss, Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001).

De qualquer modo, contrapondo internacional a exemplos como intercâmbio e interposto, verifica-se que são palavras derivadas por prefixação, tendo em comum o prefixo inter(-). Segundo o Dicionário Houaiss, este prefixo advém da preposição e prevérbio latino inter(-) («no interior de dois»; «entre»; «no espaço de»), formado em latim pela preposição e prefeito in(-) («em», «a» , «sobre») e pelo sufixo (–)ter. Semanticamente exprime a noção de posição média ou intermediária e exprime a noção de relação recíproca. Assim, a palavra internacional, enquanto adjetivo, alude ao que é comum ou respeita a duas ou mais nações.