Pergunta:
Li neste site que a abreviatura de número se escreve com ponto, assim: n.º Essa forma vale para o Brasil? Nunca vi a utilização por aqui (sou brasileiro) destas formas, como: 1.º, 3.ª, n.º, etc. Escrevemos todos errados por aqui? Ou nesse ponto não há unificação entre nossas gramáticas?
Resposta:
Em português, para indicar que se trata de uma abreviatura, utiliza-se, sempre, o ponto abreviativo – em Portugal, como no Brasil. Como já foi aqui anteriormente esclarecido, este ponto indica que houve supressão de letras, sendo por isso indispensável a sua colocação em qualquer abreviatura, seja de um numeral ou de uma palavra (o que não acontece já com a grafia dos símbolos). Assim, escrevemos 1.º (para primeiro), 2.º (para segundo), n.º (para número), s. f. f. (para se faz favor), Sr. (para Senhor), entre outros exemplos.
Refira-se que, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (VOLP da ABL), a abreviatura em apreço não exibe a letra em expoente: n.o.* A mesma fonte apresenta também n., N.o e num. como abreviaturas de número.* É de frisar, porém, que todas as abreviaturas exibem o ponto abreviativo.
* É provável que se trate de gralha, em lugar da forma correta, n.º, porque nos jornais brasileiros a abreviatura aparece por regra com a vogal sobrescrita. Mas, sobre o ponto abreviativo e o sobrescrito, convém dizer que nos textos brasileiros se observa um uso nem sempre sistemático. Recordem-se as considerações do gramático brasileiro Napoleão Mendes de Almeida (NMA), no seu Dicionário de Questões Vernáculas (Rio de Janeiro, Editora Ática, 4.ª edição, 2001), nas quais o ponto abreviativo ...