Qual a origem da palavra morna, o género musical mais emblemático de Cabo Verde, cuja candidatura a Património Imaterial da Humanidade foi oficializada?
Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2 pela mesma instituição. Com pós-graduação em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, trabalha na área da revisão de texto. Exerce ainda funções como leitora no ISCTE e como revisora e editora do Ciberdúvidas.
Qual a origem da palavra morna, o género musical mais emblemático de Cabo Verde, cuja candidatura a Património Imaterial da Humanidade foi oficializada?
A operação de resgate dos 12 jovens e do treinador que ficaram encurralados numa gruta no norte da Tailândia deu visibilidade a um termo por muitos desconhecido: espeleologia.
Agradecendo, desde já, a vossa ajuda, gostaria que me esclarecessem relativamente à função sintática do segmento assinalado da frase abaixo.
Na frase «A aparição do rei, à janela, foi importante.», «do rei» é um complemento do nome. Qual é a função sintática de «à janela»?
Na oração apresentada, «A aparição do rei, à janela, foi importante.», o segmento «à janela» tem a função sintática de modificador do grupo verbal, pois não é selecionado pelo verbo, nem pelo nome, e pode ser eliminado sem tornar a frase agramatical.
Apesar de já existirem aqui várias questões sobre vírgulas, continuo com dúvidas nestes casos:
«Quando os requisitos de elegibilidade do programa forem atualizados, no dia 12 de dezembro de 1996, os utilizadores com acesso a estas funcionalidades atualmente continuarão a ter acesso, mesmo que já não façam parte do programa.»
«As imagens transformadas aparecem agora na secção "Imagens" da página Web, sob o separador "Transformadas".»
Na minha opinião, as vírgulas foram utilizadas corretamente em ambas as frases, mas entre colegas não conseguimos chegar a um consenso. Foi-me dito que estariam incorretas por uma questão de sintaxe, particularmente no que se refere à vírgula antes de "no dia 12 de dezembro" na primeira frase e antes de "sob o separador" na segunda.
Será que alguém me poderia dar uma opinião sobre esta questão? Também gostaria de saber como podemos classificar sintaticamente as unidades entre vírgulas, "no dia 12 de dezembro de 1996" e "sob o separador "Transformadas".
No primeiro exemplo apresentado, a vírgula encontra-se bem colocada antes da data («... no dia 12 de dezembro de 1996...»). Acontece que estamos perante um modificador do grupo verbal que, quando ocorre no meio da oração, deve ser delimitado por vírgulas. Se, por outro lado, este modificador ocorrer no início da oração, deve ser seguido de vírgula; se se situar no final da oração, o uso da vírgula é opcional.
Este último caso é o que se verifica no segundo exemplo apresentado: «As imagens transformadas aparecem agora na secção "Imagens" da página Web, sob o separador "Transformadas".» Ora, estamos, novamente, perante um modificador do grupo verbal que ocorre em final de oração, permitindo o uso facultativo de vírgula.
Agradecendo, desde já, a vossa ajuda, gostaria que me esclarecessem relativamente à função sintática do segmento da frase abaixo.
Em «O rei e os seus conselheiros reuniram-se na sala do Paço.», qual é a função sintática de «do Paço»? Pode considerar-se tratar-se de uma parte de um todo?
Na segunda oração, «O rei e os seus conselheiros reuniram-se na sala do Paço.», «do Paço» restringe a referência do nome que modifica, desempenhando, portanto, a função de modificador restritivo do nome e faz parte do grupo preposicional («na sala do Paço») que desempenha a função de modificador do grupo verbal.
N. E. (atualização em 24/01/2019) – No caso em apreço, é também legítimo a interpretação de «do Paço» como complemento do nome, se se considerar que sala é parte constitutiva (merónimo) de um todo, o edifício (holónimo) denominado paço. Para a definição dos termos holónimo e merónimo, ler a resposta "Livro e folhas: holónimo e merónimo" (23/05/2016).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações