Sara Mourato - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sara Mourato
Sara Mourato
107K

Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2 pela mesma instituição. Com pós-graduação em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, trabalha na área da revisão de texto. Exerce ainda funções como leitora no ISCTE e como revisora e editora do Ciberdúvidas.

 
Textos publicados pela autora
Para os <i> media </i> espanhóis,  fala-se em castelhano. E em Portugal?
... e o português não é uma das 24 línguas oficiais da União Europeia?

Na capital espanhola, o jovem futebolista português João Félix recém-transferido para o Atlético de Madrid faz (e bem) o que em Portugal é raro ver-se: jogadores e treinadores estrangeiros expressando-se na língua do país onde trabalham. Diferente, muito diferente foi a opção do eurodeputado Pedro Marques, que preferiu discursar em inglês na sua estreia no Parlamento Europeu – ignorando, inclusive, que o português até faz parte das 24 línguas oficiais da União Europeia.

Brasil reitera a importância atribuída ao Acordo Ortográfico
Declarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil

A importância atribuída pelo Brasil ao Acordo Ortográfico de 1990 foi reiterada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na XXIV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros dos Países de Língua Portuguesa, realizada em 19 de julho de 2019 em Mindelo – cujo comunicado final contempla também a língua portuguesa e as questões ortográficas. 

A <b>rubrica</b> que teima ouvir-se
Palavra grave (ou paroxítona) – e não esdrúxula (ou proparoxítona)

A palavra rubrica recorrentemente maltratada na televisão portuguesa.

 

A moda e os seus estrangeirismos escusados
Uma lista com a alternativa em português

Os estrangeirismos em Portugal proliferam sem contenção mínima. A área da moda não é exceção, facto que se deve, principalmente, às redes sociais, onde os chamados influencers, ou influenciadores, usam e abusam dos termos que conhecem, sem se preocuparem em encontrar uma tradução. 

Língua...  muito enferrujada
No concurso televisivo Joker

Ferrujento, em vez de ferrugento – só mesmo por um domínio muito oxidado da sua própria língua.