Textos publicados pelo autor
Uso de vírgula em orações subordinadas antepostas
Pergunta: «Quando eu te encarei frente a frente não vi o seu rosto.»
Está correta a frase acima, ou tem vírgula? Onde? Por quê?Resposta: Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 645, emprega-se a vírgula «para separar as orações subordinadas adverbiais, principalmente quando antepostas à principal».
Tendo em conta que o exemplo apresentado pelo consulente integra uma oração subordinada adverbial temporal anteposta à principal – «Quando eu te encarei...
Quantificadores, adjetivos e pronomes
Pergunta: Com a entrada em vigor da Nova Terminologia, aparecem-nos os quantificadores numerais. Ex.: «Tenho cinco livros.»
A minha dúvida é a seguinte: qual a classe a que pertence o numeral dois na frase «Eu tenho cinco livros e ele tem dois»?
Se os quantificadores passam a pronomes quando não ocorrem junto do nome, poder-se-á dizer que dois é um pronome? E qual a sua subclasse?
Num dos manuais que vou utilizar este ano, aparece a palavra dois como sendo um quantificador numeral. No entanto, os quantificadores ocorrem quase...
«Comunicações sem fio(s)» e «dia sem carro(s)»
Pergunta: «Comunicações sem fios», ou «comunicações sem fio»?
«Dia sem carros», ou «dia sem carro»?
São estas as minhas dúvidas.Resposta: Julgo que não haverá nenhuma regra oficial que obrigue ao uso de uma ou de outra formulação.
No que se refere ao primeiro exemplo sugerido pelo consulente – «comunicações sem fios», ou «comunicações sem fio»? –, se consultarmos, por exemplo, as ocorrências do corpus CETEMPúblico, reparamos que as duas propostas são utilizadas com o mesmo grau de frequência, sendo que muito...
Uso da preposição por com o verbo aguardar
Pergunta: Muito agradeço esclarecimento de dúvida sobre o verbo aguardar. Devo empregar a preposição por, ou o artigo?
Ex.: «Aguardo por um comboio menos cheio», ou «Aguardo um comboio menos cheio»?
Creio que a segunda frase estará correcta, mas tenho visto e ouvido tantas vezes a primeira, que me assaltou a dúvida.
(Texto escrito ao abrigo da ortografia pré-acordo.)Resposta: Neste contexto concreto, o verbo aguardar significa «esperar» (Dicionário Priberam).
Deste modo, julgo que os dois...
Função sintática de «a uma conclusão»
Pergunta: Qual é a função sintática de «a uma conclusão» na frase «Chegamos a uma conclusão»?Resposta: Neste caso concreto apresentado pelo prezado consulente, o verbo chegar surge como transitivo indireto, sendo que o constituinte «a uma conclusão» assume aqui a função sintática de complemento oblíquo, isto é, «um complemento selecionado pelo verbo» (Dicionário Terminológico), cuja ausência gerará inevitavelmente, no contexto em análise, agramaticalidade no enunciado. Ex.: «O João mora [aqui].»...
