«A Gramática da Língua Portuguesa foi publicada pela primeira vez em 1983 e revista na edição de 1989. Esgotada a 4.ª edição em 1999, foi unânime a decisão de preparar uma nova edição amplamente revista, com maior poder descritivo, com um estilo menos tecnicista e com uma cobertura linguística mais ampla. (…) A variedade da língua contemplada nesta obra é a norma-padrão do português europeu, embora em muitas circunstâncias se indiquem características de outras variedades nacionais, geográficas e/ou sociais. Deve igualmente lembrar-se, relativamente ao carácter desta obra, que ela não é uma gramática normativa, ou seja, não é um instrumento que regule o bom uso da língua.A Gramática da Língua Portuguesa dirige-se àqueles que trabalham sobre diversas línguas particulares e também sobre o português e que (…) poderão vir a confirmar ou infirmar as hipóteses apresentadas, contribuindo assim (…) para um maior conhecimento das estruturas linguísticas do português e (…) das propriedades da gramática universal.»
In contracapa da Gramática da Língua Portuguesa
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações