Paulo J. S. Barata - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo J. S. Barata
Paulo J. S. Barata
35K

Paulo J. S. Barata é consultor do Ciberdúvidas. Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares. Tem os cursos de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo). É autor de trabalhos nas áreas da Biblioteconomia, da Arquivística e da História do Livro e das Bibliotecas. Foi bibliotecário, arquivista e editor. É atualmente técnico superior na Biblioteca Nacional de Portugal.

 
Textos publicados pelo autor

Temerário e temeroso não significam o mesmo, ao contrário do que se ouve em Portugal, em certos canais de televisão – recorda Paulo J. S. Barata.

Com um curto intervalo de dias, ouvi na SIC Notícias um reputado jornalista referir, sobre a posição do Presidente da República acerca das últimas medidas de austeridade em Portugal, alegadamente indiciadora de um alinhamento com o Governo, qualquer coisa com...

Pergunta:

Deixem-me antes de mais deixar aqui os parabéns a todos os colaboradores e colaboradoras do Ciberdúvidas pelo excelente trabalho.

Quanto à minha questão, esta prende-se com a existência, ou não, de um espaço entre o texto e a categoria de símbolos de propriedade intelectual ou marcas de rodapé, ou seja, de símbolos ou itens em expoente como nos casos abaixo: marca ®, marca ™, excerto ©, rodapé ¹. 

Desde já obrigado por qualquer eventual esclarecimento.

Resposta:

Antes de mais agradecemos as suas palavras iniciais relativamente à equipa do Ciberdúvidas. 

Quanto à questão apresentada, não conhecemos quaisquer regras relativamente à existência, ou não, de espaço entre as letras e/ou símbolos de propriedade intelectual ™ – Trade Mark ou Marca Registada –, ® – Registado(a) –, e © – Copyright ou Direitos de Autor, e o texto. Na ausência destas, tenderia a submeter o seu uso às regras gerais da ortografia. E, assim sendo, distinguiria as letras/símbolos que aparecem sobrescritos, ou seja, colocados acima da linha, e os que se encontram em linha com o texto. Deste modo, a menção ™, que se apresenta sobrescrita, poderá surgir sem espaço em relação à designação da respetiva marca, à semelhança do que acontece com as indicações numéricas de nota de rodapé ou de fim, que também aparecem sobrescritas, ao passo que os símbolos ® e ©, que aparecem alinhados com o texto, deverão ser tratados como qualquer outra palavra ou caráter, ou seja, com espaço em relação à designação de marca/empresa/instituição/pessoa, de forma a não se confundirem com as demais palavras nem interferirem com a inteligibilidade do texto.

A confusão entre e à um erro que ameaça eternizar. Paulo J. S. Barata dá mais um exemplo colhido na comunicação social portuguesa.

Na sua habitual coluna semanal, numa crónica intitulada "Choque e Pavor", Daniel Oliveira escreve:

O dia da redenção… de um bilhete de cinema

Uma ocorrência inusitada de redenção é o tema desta crónica de Paulo J. S. Barata.

 


Utilizei recentemente um vale de oferta de um bilhete de cinema, em forma de carta, que simpaticamente me foi atribuído pela Zon, como compensação de há uns meses ter ficado sem televisão durante largas horas.

Um jornal português teima em erros semelhantes em duas páginas consecutivas, confundindo vêm com veem (ou vêem, na anterior ortografia). Um apontamento de Paulo J. S. Barata.

«A Finlândia, que parece liderar os ortodoxos e bem comportados países do norte da Europa – pelo menos é assim que eles se vêm a si próprios – avisou mesmo os cipriotas para terem juízo e seguirem o excelente exemplo finlandês» (p. 3).