DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Teresa Camacha Costa é professora assistente no Instituto Superior de Ciências da Educação, em Luanda. É mestre em Metodologia do Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutoranda em Linguística da Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Autora de Os empréstimos das línguas bantu no português falado em Angola e, ainda, dos trabalhos científicos O Léxico Angolano – Um Intercâmbio Linguístico, O Português, Língua materna/Língua Oficial? – Realidade Linguística em Angola, Pronomes de Tratamento em Angola. Inovação ou decalque? e Colocação de Clíticos no Português em Angola.
Jornalista na revista Visão. Estudou Comunicação Social na FSCH, integrou a equipa fundadora do site da revista Visão e coordenou o online da Visão Júnior.   
Secretária-geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas.
Advogada, licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Ciências Jurídico-Forenses. especialista em Direito Civil, Laboral e da Saúde.
Jornalista portuguesa.
Teresa Landeiroto é consulente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Nascida em 1969 em Monforte de Lemos, doutorou-se em linguística e é docente nesta área de estudos na Universidade de Santiago de Compostela. É autora de vários livros premiados: A xeira das árbores, (Premio Lueiro Rey de romance, 2004), Outro Idioma é Posible (prémio de ensaio Ramón Piñero), Erva-do-diabo (Prémio Xerais, 2005), Unha Primavera para Aldara (Prémio Rafael Dieste de Teatro, 2007).
Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade NOVA de Lisboa, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Tem desenvolvido investigação em Semântica, no âmbito da qual tem apresentado comunicações e publicado artigos científicos, em particular nos domínios da modalidade, evidencialidade e tipologias verbais. Desenvolve atividade docente em cursos de formação de professores e de jornalismo e comunicação.
Jornalista da  publicação digital ZAP.aeiou.
Thaís Nicoleti de Camargo é professora de português. Consultora de língua portuguesa no jornal brasileiro Folha de S. Paulo, escreve sobre este tema na coluna Vale a Pena Saber e na Redação do Leitor, o que deu origem ao livro Redação Linha a Linha. Outros artigos da autora aqui e aqui.    
Depois de um percurso académico na Escola Superior de Comunicação, ingressou no jornalismo de saúde. Jornalista do jornal Observador, desde maio de 2023.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa