Vergílio Ferreira, romancista e ensaísta português, nasceu em 1916 e morreu em 1996. Literariamente, começou por ser neorrealista (anos 40), com Vagão Jota (1946) e Mudança (1949). Manhã Submersa (1954) e Aparição (1959), são obras de uma natureza mais metafísica e existencialista. Das suas últimas obras destacam-se ainda: Espaço do Invisível, Do Mundo Original (ensaios), Para Sempre (1983), Até ao Fim (1997) e Na tua Face (1993).
Viale Moutinho (Funchal, 1945) é um jornalista e escritor português. Durante a sua carreira profissional, assumiu cargos como o de diretor da Associação Portuguesa de Escritores e de secretário e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem várias obras editadas, nomeadamente: Urgência, livro de poesia de 1966, O jogo do sério, de 1974, Crónica do Cerco, de 1978, O Adivinhão e Adivinhas Populares Portuguesas, de 1979, entre outras.
Vicente Jorge Silva (Funchal, 1946) é um jornalista e político português. Enquanto político fez parte do Partido Socialista. Enquanto jornalista, trabalhou nas redações de jornais como Expresso, Público, Diário Económico, Diário de Noticias e Sol. Atualmente trabalha como comentador na SIC Noticias. A par destas suas funções realizou filmes como O Limite e as Horas (1961), A Ilha de Colombo (1997), Porto Santo (1997), entre outros.
Jornalista há quase 40 anos. Trabalhou no Jornal do Commercio, O Globo, Jornal do Brasil, Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Correio Braziliense. Editor-chefe do Público Brasil, publicação em português do Brasil, editada pelo jornal Público (fonte: "Sobre o Público Brasil", Público).
Victor Cunha Rego (Oeiras, 1933 – Lisboa, 2000), licenciado em Direito pela Universidade de Grenoble, foi um jornalista e diplomata português. Antes de partir para o Brasil, viagem motivada pela censura do Estado Novo, trabalhou na redação do Diário Ilustrado. Já no Brasil, trabalhou em jornais como O Estado de S. Paulo, Última Hora e no Folha de S. Paulo. Não se ficou neste país exilando-se, após a instalação da ditadura brasileira, na Argélia, na Jugoslávia e em Itália. Regressa a Portugal após o 25 de Abril.
Victor Domingos é um escritor português formado pela Universidade do Minho. Das suas obras publicadas fazem parte: As confissões de Dulce (2011), Ode a um Poeta Naturalista (2011), É Preciso Calar o Monólogo (2012), entre outras.
Violante F. Magalhães é doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente na ESE João de Deus e membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É autora dos livros Sobressalto e Espanto. Narrativas Literárias sobre e para a Infância, no Neo-Realismo Português (2009) e A Literatura para Crianças e Jovens em Irene Lisboa (1994).
Virgílio Catarino Dias é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em língua portuguesa e didáctica pela UBI. Fez Estudos Humanísticos nos Jesuítas (9 anos), onde, entre outros, foi aluno de João Mendes (Literatura Portuguesa) e de António Freire (Latim e Grego). Prepara a publicação de uma Gramática Explicativa da Língua Portuguesa.
Brasileira naturalizada portuguesa, com licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (Rio de Janeiro) e Pós-Graduação em Counselling e Competências de Ajuda (Lisboa). Foi cooperante em Moçambique nos anos 1980, tendo trabalhado, posteriormente no CIDAC, na associação Terras de Dentro. Técnica superior, primeiro, no IDEFDS — Intervenção Desconcentrada do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social e~, depois, no POPH — Programa Operacional do Potencial Humano, em Évora. Cofundadora da Casa do Brasil, em Lisboa, apaixonada pela língua portuguesa e pela literatura que se faz com ela, pouco importa o sotaque.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações