Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Professor associado do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação sobre crioulos de base lexical portuguesa e variedades do português em África.
Mestre em ensino da língua portuguesa. É professor no Instituto Superior de Ciências da Educação de Angola (ISCED), em Luanda.
Projeto criado em 2016 e desenvolvido na plataforma digital do mesmo nome, destinada à valorização da cultura e do património da Ucrânia, numa perspetiva multicultural. Produz e divulga conteúdos não só em ucraniano, mas também em inglês e noutras línguas (alemão, francês, espanhol, turco, russo, polaco, checo, georgiano e japonês).
Valdemar Cruz é um escritor e jornalista português, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras do Porto. É jornalista do Semanário Expresso desde 1989 e autor do livro O Soldado e o Capitão/Os Cravos e o Povão (1998).
Nasceu em Vigo, em 1971. É licenciado em Filologia Galego-Portuguesa e professor de português na Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela desde 2001 e corresponsável de cursos em linha de Português como Língua Estrangeira para o corpo docente da Galiza. Tem vários livros publicados, entre eles Do Ñ para o NH, O galego (im)possível e, em parceria, o Dicionário Visual Através e O Galego é uma Oportunidade. Como formador da Associaçom Galega da Língua, participou na criação e desenvolvimento do site A Nossa Galáxia, dos cursos em linha Falarmos, do ateliê para o ensino secundário Ops, o português simples e dos cursos aPorto, na cidade do Porto.
Professor universitário nascido em Goa, autor, entre outros livros, de Raízes da Minha Terra, Os Filhos da Sombra e A Morte do Herói Português.
Escritor, editor, artista plástico e cantor português. Em 2007 recebeu o Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro "tsunami literário".Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.
Vanessa Rodrigues licenciou-se na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Viveu 5 anos em São Paulo, onde foi correspondente da TSF, do Diário de Notícias e do jornal SOL. Publica na revista Evasões histórias sobre regiões de Portugal e continua a colaborar com as mesmas publicações além da Folha de S. Paulo.
