Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Susete Francisco é uma jornalista portuguesa do Jornal i que já passou pelas redações do Jornal de Notícias e do Diário de Notícias.
Professora portuguesa no Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras, do Departamento de Línguas, lecionando Língua Francesa e Língua Portuguesa, ao 3.º ciclo do Ensino Básico. Formou-se em Paris III, em Línguas e Literaturas Modernas. Coautora do livro Dar à Língua – da comunicação às expressões idiomáticas.
Doutorando em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Professor e coordenador pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês da Faculdade Educacional da Lapa, Brasil. Participa do grupo de pesquisa “Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas” (FLORES/UFPR/CNPq) e é membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.
Professora de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP), autora da pesquisa Experiências de Tradução da Ilíada no Oitocentismo Português (Fapesp, 2013).
Doutora em Letras – Estudos Linguísticos (Universidade Federal Fluminense). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". Coordenadora do grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais", vinculado ao Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF, e colaboradora do grupo Linguagem e Educação (UEL). Desenvolve investigação nas áreas da linguística aplicada, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores.
Teixeira de Pascoaes (Amarante, 1877 – Gatão, 1952) foi um poeta e escritor português que se destacou no movimento saudosismo. Lançou, juntamente com Leonardo Coimbra e Jaime Cortesão a revista A Águia e colaborou noutras, como Serões, Atlântica e Contemporânea, onde publicava os seus poemas. São da sua autoria obras poéticas, como: Embriões (1895), A Elegia do Amor (1924), entre outras; e textos em prosa, dos quais fazem parte A Arte de Ser Português (1915), Dois Jornalistas (1951), entre outros.
Doutorado pela Universidade de Aveiro e professor catedrático na área da linguística nesta mesma instituição. São da sua autoria as seguintes publicações: As Palavras e as Ideias na Revolução Liberal de 1820 (1981), As origens da gramaticografia e da lexicografia latino-portuguesas (1995), entre outras.
Teófilo Braga (Ponta Delgada, 1843 – Lisboa, 1924), licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi um político, ensaísta e escritor Português. Lecionou Literatura no Curso Superior de Letra da Universidade de Lisboa, mas foi na escrita que se destacou. São da sua autoria obras poéticas Visão dos Tempos – 1864, Miragens Seculares – 1884, entre outras, textos de ficção Viriato – 1904, ensaios Bocage, sua Vida e Época – 1877, Camões e o Sentimento Nacional – 1891 e antologias.
Teolinda Gersão (Coimbra, 1940), formada pelas universidades de Coimbra, Tuebigen e Berlim, é escritora e professora universitária. Foi leitora de Português em Berlim e lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente dedica-se somente à literatura. É autora das seguintes obras literárias: Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo (1982), O Cavalo de Sol (1984), As Águas Livres (2013), entre outras.
Teotónio R. de Souza (1947-2019). Historiador nascido em Goa, ex-sacerdote católico, foi fundador e diretor do Centro Xavier de Pesquisas Históricas. Era professor catedrático na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no departamento de História. Foi diretor do jornal da Associação dos Cientistas Sociais do Espaço Lusófono e diretor-adjunto da revista Fluxos e Riscos- Revista de Estudos Sociais.
