Tânia Guedes Magalhães - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Tânia Guedes Magalhães
Tânia Guedes Magalhães
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Doutora em Letras – Estudos Linguísticos (Universidade Federal Fluminense). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". Coordenadora do grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais", vinculado ao Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF, e colaboradora do grupo Linguagem e Educação (UEL). Desenvolve investigação nas áreas da linguística aplicada, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores.

 
Textos publicados pelo autor
O lugar da oralidade em sala de aula
Práticas de ensino escola à universidade
Por Joaquim Dolz, Luciana Graça e Tânia Guedes Magalhães

A revista Veredas, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedica o seu volume 26 (2022) ao tema "O Lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino da escola à universidade". Esta edição reúne dezassete artigos nos quais se reflete sobre a progressão curricular do oral, discutindo-se ainda a compreensão crítica dos géneros orais e o desenvolvimento da expressão enquanto objeto de abordagem em diferentes níveis de escolarização. Além disso, tal como é assinalado pelos coordenadores deste número, Joaquim DolzLuciana Graça e Tânia Guedes Magalhães, pode-se encontrar «múltiplas novidades sobre o ensino da oralidade, que aliam métodos de pesquisa e observação de práticas declaradas e efetivas com experimentações da Engenharia Didática».

Este volume está organizado em quatro grandes eixos temáticos: um primeiro, designado de «objetos e dispositivos de ensino»; um segundo, dedicado às «práticas declaradas dos professores sobre o ensino do oral»; um terceiro, que aborda «experiências inovadoras de ensino e avaliação do oral na escola»; e, por fim, um quarto, a respeito da «formação docente». Os três primeiros eixos apresentam discussões e considerações sobre o lugar da oralidade na sala de aula e em projetos escolares, já o quarto eixo incide sobre o ensino universitário, nomeadamente, a formação de professores.

De entre os diversos artigos deste número, salientam-se "A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares", de