Doutora em Letras – Estudos Linguísticos (Universidade Federal Fluminense). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". Coordenadora do grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais", vinculado ao Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF, e colaboradora do grupo Linguagem e Educação (UEL). Desenvolve investigação nas áreas da linguística aplicada, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores.
Teixeira de Pascoaes (Amarante, 1877 – Gatão, 1952) foi um poeta e escritor português que se destacou no movimento saudosismo. Lançou, juntamente com Leonardo Coimbra e Jaime Cortesão a revista A Águia e colaborou noutras, como Serões, Atlântica e Contemporânea, onde publicava os seus poemas. São da sua autoria obras poéticas, como: Embriões (1895), A Elegia do Amor (1924), entre outras; e textos em prosa, dos quais fazem parte A Arte de Ser Português (1915), Dois Jornalistas (1951), entre outros.
Doutorado pela Universidade de Aveiro e professor catedrático na área da linguística nesta mesma instituição. São da sua autoria as seguintes publicações: As Palavras e as Ideias na Revolução Liberal de 1820 (1981), As origens da gramaticografia e da lexicografia latino-portuguesas (1995), entre outras.
Teófilo Braga (Ponta Delgada, 1843 – Lisboa, 1924), licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi um político, ensaísta e escritor Português. Lecionou Literatura no Curso Superior de Letra da Universidade de Lisboa, mas foi na escrita que se destacou. São da sua autoria obras poéticas Visão dos Tempos – 1864, Miragens Seculares – 1884, entre outras, textos de ficção Viriato – 1904, ensaios Bocage, sua Vida e Época – 1877, Camões e o Sentimento Nacional – 1891 e antologias.
Teolinda Gersão (Coimbra, 1940), formada pelas universidades de Coimbra, Tuebigen e Berlim, é escritora e professora universitária. Foi leitora de Português em Berlim e lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente dedica-se somente à literatura. É autora das seguintes obras literárias: Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo (1982), O Cavalo de Sol (1984), As Águas Livres (2013), entre outras.
Teotónio R. de Souza (1947-2019). Historiador nascido em Goa, ex-sacerdote católico, foi fundador e diretor do Centro Xavier de Pesquisas Históricas. Era professor catedrático na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no departamento de História. Foi diretor do jornal da Associação dos Cientistas Sociais do Espaço Lusófono e diretor-adjunto da revista Fluxos e Riscos- Revista de Estudos Sociais.
Teresa Álvares (1946-2009), era licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, antiga professora de Língua Portuguesa e Francês.
Teresa Alvarez (Lisboa, 1940) é poetisa e professora de Língua e Literatura Portuguesas no ensino secundário. É autora de Do Tempo E Do Silêncio (1998) e E se de repente outra vez (2001).
Teresa Camacha Costa é professora assistente no Instituto Superior de Ciências da Educação, em Luanda. É mestre em Metodologia do Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutoranda em Linguística da Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Autora de Os empréstimos das línguas bantu no português falado em Angola e, ainda, dos trabalhos científicos O Léxico Angolano – Um Intercâmbio Linguístico, O Português, Língua materna/Língua Oficial? – Realidade Linguística em Angola, Pronomes de Tratamento em Angola. Inovação ou decalque? e Colocação de Clíticos no Português em Angola.
Jornalista na revista Visão. Estudou Comunicação Social na FSCH, integrou a equipa fundadora do site da revista Visão e coordenou o online da Visão Júnior.
Advogada, licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Ciências Jurídico-Forenses. especialista em Direito Civil, Laboral e da Saúde.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações