Linguista, escritora e jornalista moçambicana, é uma das vozes da rádio DW para a África.
Professora de Linguística na Universidade da Madeira, colunista do jornal Funchal Notíci@s.
Napoleão Mendes de Almeida (Itaí, 1911 – São Paulo, 1998) foi um gramático, filólogo e professor brasileiro. Fundador dos cursos de português e latim por correspondência, colaborou n’ O Estado de São Paulo e é autor de alguns livros relacionados com a gramática e a filologia portuguesa, que lhe atribuíram o título de personalidade influente nesta área. Assim, dos títulos de sua autoria ressaltam-se Gramática Metódica da Língua Portuguesa, Gramática Latina e Questões Vernáculas.
Multiempreendedora e fundadora do Natalia Beauty Group, colaboradora Folha de S. Paulo.
Natália Correia (Fajã de Baixo, 1923 – Lisboa, 1993) foi uma intelectual, ativista e escritora conceituada. A sua ação enquanto ativista passou pela defesa do património, dos direitos humanos, das mulheres e da cultura, onde, juntamente com José Saramago e outros conceituados escritores fundou a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Enquanto escritora a sua obra estende-se por géneros variados, desde romances infantis passando por romances, viagens, teatro até à poesia, género pelo qual é reconhecida, destacando-se aqui Rio de Nuvens, 1947, O Dilúvio e a Pomba, 1979, O Armistício, 1985, entre outros.
Natália Faria (Guimarães) é uma jornalista portuguesa. Atualmente exerce funções no Público mas já passou pela redação de O Comércio do Porto e 24 Horas e trabalhou como jornalista na rádio.
Escritora brasileira e integrante da Academia Brasileira de Letras, assina livros dos mais variados géneros: romances, memórias, contos, crónicas, infantojuvenis e ensaios.
Nelly Carvalho. Pela Universidade Federal de Pernambuco, possui o curso de graduação em Letras (1957), mestrado (1982) e doutorado (1993). Atualmente é membro da comissão editorial da Companhia Editora de Pernambuco, faz parte da diretoria da Aliança Francesa, professora da Faculdade Frassinetti do Recife, conselheira do Conselho Estadual de Educação, professora adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco, colunista do Jornal do Commercio desde o ano de 1983, membro do Conselho Científico da Revista Investigações como também da Coleção Linguagens da Editora Prismas (Curitiba). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica - atuando principalmente nos seguintes temas: Publicidade, Cultura, Léxico, Linguagem e Língua Portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações