Estudou Física, Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) e Teoria da Literatura.
Professor de Português, Francês, Oficina de Escrita. Formador em escrita criativa. Coordenador da oficina Clube SMS (2012). Autor de um Caderno de Escrita Criativa para alunos do 8.º ano (Santillana, 2012). Coautor do projeto de investigação-ação Texto, gramática e ensino do Português (2014). Diretor da revista Palavras, editada pela APP, desde o n.º 11 – primavera de 1997, e da Palavras – revista em linha (APP, 2018-2021). Presidente da Direção da Associação de Professores de Português, desde setembro de 2024.
João Pedro George (1972, Moçambique), sociólogo, crítico literário, escritor, tradutor e professor universitário.
Licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. É cronista na revista Sábado e colaborou no semanário O Independente e na revista Livros como crítico literário. Autor, entre outros livros, de Mamas & Badanas, O Meio Literário Português (1960/1998) — Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos, O Crocodilo que Voa — Entrevistas a Luiz Pacheco, O Que é Um Escritor Maldito?, Não é Fácil Dizer Bem — Críticas, Obsessões e Outras Ficções e Como Sobreviver a Um Terramoto em Portugal — Guia prático para saber o que fazer em caso de catástrofe natural.
Historiador e romancista português, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e seu presidente do Conselho Científico em 2007-2008. Especialista em temas de história colonial, e autor, entre outros livros, de vários livros, Portugal e a Escravatura dos Africanos (2004) The Sounds of Silence (2006), Os Dias da Febre (2012), Uma Fazenda em África (2014), O Estranho Caso de Sebastião Moncada (2015) e Vento de Espanha (2017).
João Pedro Mésseder é o nome literário de José António Gomes. Professor coordenador de Literatura da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, investigador integrado do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM/INET-md) e doutorado em Literatura Portuguesa do século XX, pela Universidade Nova de Lisboa. Autor, entre outras obras, de Uma Casa Faz-Se por Dentro (Poemas escolhidos 1998-2024), As Casas das Coisas, Romance do 25 de Abril, Uma Pequena Luz Vermelha e Outros Poemas e A Fada das Multiplicações.
João Pinto e Castro (1950 - 2013). Antigo professor convidado do Instituto Superior de Gestão e docente na Universidade do Algarve; autor do livro Comunicação de Marketing.
João Querido Manha (Minde, 1958). Ex-jornalista português, com passagem por diversos meios de informação, como na agência Anop (chefe de redação), Gazeta dos Desportos (subchefe de redação), Foot (chefe de redação), Pasquim (chefe de redação), Expresso (editor), Record (chefe de redação adjunto e director), Correio da Manhã, TVI e TSF. Como repórter, esteve sempre ligado ao desporto, tendo participado nos Jogos Olímpicos, nos Campeonatos do Mundo de Futebol FIFA ou no Mundial de Fórmula 1. É coautor do livro Crónica de Ouro do Futebol Português e dinamiza o blogue JQM.
João Ribeiro (Laranjeiras, 1860 – Rio de Janeiro, 1934) foi um jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, pintor e tradutor brasileiro. Foi professor de história e, como jornalista, trabalhou no jornal Época e no Correio do Povo. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e um dos principais promotores do acordo ortográfico de 1907. Das suas obras, destacam-se: História do Brasil (1901), Estudos filológicos (1902), Cartas devolvidas (1926) e Os Modernos (1952).
João Roque Dias é um tradutor português independente desde 1989. É membro da American Society for Testing and Material e membro correspondente da Associação de Tradutores Americanos desde 1993.
Jornalista do Público, onde escreve sobre o impacto tecnológico no ensino e noutras atividades.
João Silva Tavares (1893-1964) foi um dramaturgo, poeta e escritor português, com obra especialmente ligada ao fado, cantado, entre outros, por Amália Rodigues ("Céu da Minha Rua", "Que Deus me perdoe", por exemplo) e Alfredo Marceneiro ("Casa da Mariquinhas", entre outros sucessos discográficos).
João Tiago Silveira, integra a equipa de administrativo e contratação pública e é advogado especialista em Direito Administrativo. É docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 1993, onde leciona na área do Direito Público e Direito Administrativo. É também Secretário-Geral do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e do Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
João Ubaldo Ribeiro (Itaparica, 1941-2014), foi escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em Direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Prémio Camões 2008, é autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, várias das obras foram adaptadas para o cinema e televisão.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações