Joel Neto, jornalista e escritor português, nascido e residente nos Açores, autor do blogue A Vida no Campo. E, entre outros livros, de O Terceiro Servo (romance), O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas (contos), Os Sítios Sem Resposta (romance), José Mourinho, O Vencedor (biografia) e Bíblia do Golfe (divulgação).
Jonuel Gonçalves, professor, escritor e pesquisador histórico. Publicou, entre outros livros, Relato de Guerra Extrema e Atlântico Sul XXI.
Jornalista português. Assina no jornal Público a coluna Ponto de Vista, sobre assuntos internacionais.
Jurisconsulto e político português, professor catedrático de Direito, presidente do Instituto do Direito de Língua Portuguesa (IDLP) e diretor da Revista do Direito de Língua Portuguesa (ReDiLP), entre outras intervenções públicas no espaço lusófono.
Natural de Ponta Delgada, Açores, Jorge Couto é professor de História do Brasil na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi presidente do Instituto Camões. Publicou livros, escreveu artigos e proferiu conferências em universidades e instituições culturais portuguesas, brasileiras, italianas, norte-americanas, espanholas e chilenas. A sua obra de referência é A Construção do Brasil, onde defende a tese polémica do achamento do que viria a ser o Brasil em data anterior a 1500.
Jorge Daupiás (1885-1947), foi um filólogo português, autor de Recreações Filológicas (1930) e Novas Recreações Filológicas (1963).
Jorge de Lima (1893–1953), médico de profissão, foi um poeta, romancista, ensaísta, tradutor, pintor e escultor brasileiro. Mais pormenores sobre a sua vida e diversificada obra litterária aqui e aqui.
Jorge de Sena (Lisboa, 1919 — Santa Bárbara, 1978) foi poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo, tradutor e professor universitário português, naturalizado brasileiro onde viveu alguns anos antes de se mudar para os EUA. Com vasta e muiltímoda obra pubicada, o seu livro ficção mais famoso é o romance autobiográfico Sinais de Fogo. Cf. A evolução de plafom, o cinema no Cuidado com a Língua!,a invasão linguística da Web Summit e os alertas de Jorge de Sena + O Século de um Intelectual Indispensável.
Jorge Fazenda Lourenço (Covilhã, 1955), poeta, e professor na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Obteve, em 1993, o Ph.D. em Hispanic Languages and Literatures, na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, com uma dissertação sobre a poesia de Jorge de Sena, de cuja obra é coeditor literário.
Jorge Ferreira de Vasconcelos (1515-1585) Comediógrafo português, nasceu em Coimbra ou em Montemor-o-Velho. Foi escrivão do Tesouro Geral e da Casa da Índia. Escreveu, entre outras, as obras: Comédia Eufrósina; Ulissipo; Aulegrafia; e Triunfos de Sagramor.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações