Joaquim Ferreira dos Santos (Rio de Janeiro, 1950) Jornalista. Escritor. Crítico musical. É considerado, além de crítico de primeira linha, um cronista carioca de grandes recursos estilísticos. Autor de Antônio Maria - Noites de Copacabana e Feliz 1958, O Ano Que Não Devia Terminar.
Joaquim Fidalgo (Vila Nova de Gaia – 1954), licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade do Porto e é jornalista profissional desde 1980, tendo antes lecionado nos ensinos preparatório e secundário. Foi provedor do leitor do Público de 1999 a 2001.
Joaquim Manuel Magalhães nasceu em 1945 no Peso da Régua. Ensaísta e poeta, professor na Faculdade de Letras de Lisboa. Autor de duas obras críticas de referência para o estudo da poesia portuguesa contemporânea, Os Dois Crepúsculos e Um Pouco da Morte.
Joaquim Nabuco (Recife, 1849 — Washington, 1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil (1822-1889), além de orador, poeta e memorialista.
Joaquim Pessoa (Barreiro, 1948) é um poeta, artista plástico, publicitário e estudioso de arte pré-histórica. Com formação na área do marketing e da publicidade, foi diretor criativo e diretor-geral de várias agências de publicidade. Foi diretor pedagógico e professor da cadeira de Publicidade no Instituto de Marketing e Publicidade, em Lisboa, e professor no Instituto Dom Afonso III, em Loulé. Publicou mais de vinte obras de que se destacam O Livro da Noite, Vou-me embora de mim e O Pássaro no Espelho. Foi premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Secretaria de Estado da Cultura (Prémio de Poesia de 1981), recebendo ainda o Prémio de Literatura António Nobre e o Prémio Cidade de Almada.
Joaquim Vieira nasceu em Leiria, em 1951. Jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação Expresso, RTP, Grande Reportagem. Assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX - Crónica em Imagens e dirigiu uma coleção de fotobiografias.
Joel Neto, jornalista e escritor português, nascido e residente nos Açores, autor do blogue A Vida no Campo. E, entre outros livros, de O Terceiro Servo (romance), O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas (contos), Os Sítios Sem Resposta (romance), José Mourinho, O Vencedor (biografia) e Bíblia do Golfe (divulgação).
Jonuel Gonçalves, professor, escritor e pesquisador histórico. Publicou, entre outros livros, Relato de Guerra Extrema e Atlântico Sul XXI.
Jornalista da secção de Tecnologia de El País. Interessa-se pelas consequências sociais da Internet e escreve todas as semanas uma newsletter sobre as perturbações causadas por estas mudanças. Galardoado com os prémios José Manuel Porquet 2012 e iRedes Letras Enredadas 2014. É também professor universitário.
Jornalista português. Assina no jornal Público a coluna Ponto de Vista, sobre assuntos internacionais.
Jurisconsulto e político português, professor catedrático de Direito, presidente do Instituto do Direito de Língua Portuguesa (IDLP) e diretor da Revista do Direito de Língua Portuguesa (ReDiLP), entre outras intervenções públicas no espaço lusófono.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações