Isabel Hub Faria é linguista, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coautora (com Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito e Inês Duarte) da Gramática da Língua Portuguesa editada pela Caminho.
Isabel Leal é psicóloga clínica e psicoterapeuta. Doutorada pela Universidade Católica de Louvain, é professora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e investigadora na área das interfaces da psicologia com a saúde.
Isabel Leiria, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Departamento de Linguística Geral e Românica. Área científica: Aquisição e desenvolvimento da L2, léxico.
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Desenvolve investigação na área da psicologia cognitiva e da psicolinguística.
Jornalista e escritora portuguesa. Autora, entre outros livros, de Vicente Jorge Silva, conversas com Isabel Lucas (Temas e Debates, 2013), Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras, 2017) , Viagem ao País do Futuro (2021 CEPE e Companhia das Letras) e Viagens com Garrett (Contexto)
Linguista e professora da Faculdde de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no CELGA-ILTEC.
Ministra da Cultura do XVII Governo Constitucional de Portugal, tendo sido deputada na Assembleia da República. Licenciada em Filologia Românica (1974) e Doutorada em Literatura Portuguesa (1987). É especialista na obra de Eça de Queirós. Professora Emérita / Professora Catedrática da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada ML (unidade I&D FCT).
Doutorada portuguesa em literatura comparada, docente no ensino superior de Escrita Criativa e outras disciplinas nas áreas da literatura e do cinema. Autora, entre outras obras, de O Diabo Tranquilo [em colaboração com o poeta Daniel Maia-Pinto Rodrigues] (2014), A Caridade, Histórias com Santos, Rio do Esquecimento (2016) e Fortuna, Caso, Tempo e Sorte. Biografia de Luís Vaz de Camões (2024). Mais informação aqui e aqui.
Jornalista do diário prtuguês Público, Grande Repórter na secção de Cultura. Cobre maioritariamente assuntos ligados às artes visuais, arquitectura e política cultural. É formada em História de Arte.
Isabelle de Oliveira é professora titular HDR (Habilitation à diriger des recherches = Habilitação para orientar investigações») de Ciências da Linguagem, na Université des Cultures – Sorbonne Nouvelle e presidente do Instituto do Mundo Lusófono.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações