Licenciado em Letras, tradutor, editor e revisor de textos brasileiro. Mantém o perfil @gramaticanavida no Instagram.
Jornalista português nascido no Brasil, é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras de Lisboa) onde lecionou Introdução aos Estudos Linguísticos, Sintaxe e Semântica do Português. Foi diretor de Informação das agências noticiosas Anop e NP, chefiou os serviços de comunicação das fundações Gulbenkian e Luso-Americana para o Desenvolvimento. Foi chefe de Informação (PIO) das missões de paz das Nações Unidas em Angola, Timor-Leste, Kosovo e Burundi. Foi diretor-geral da Leya em Angola.
Xavier Ron Fernández (1969) é professor e político na Galiza. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Santiago de Compostela.
Doutor em Linguística pela Universidade da Corunha (2000). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas sobre política linguística e história social das línguas. É autor de artigos e capítulos de livro nessas áreas de conhecimento. É também autor do livro Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos (2018) e coorganizador das coletâneas Políticas da norma e conflitos linguísticos (Parábola: 2011), Galego e Português Brasileiro: história, variação
e mudança (Eduff, 2012) e Glotopolítica e práticas de linguagem (Eduff, 2021).
Licenciado em Português e Francês (via ensino) pela Universidade do Minho, é professor de Português dos ensinos básico e secundário desde 1996. Para além da sua forte ligação à poesia, publicou vários textos de opinião num jornal flaviense (Diário Atual), enquanto ato de cidadania, abordando temas muito diversos, geralmente associados a uma mundividência assente nas suas experiências e na observação da realidade circundante.
Político e diplomata timorense nascido em 16/01/1964, em Timor-Leste. Licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2021, é secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Zuleide de Barros, é jornalista e assessora de Imprensa da Secretaria da Saúde. Colabora com o Estado de S. Paulo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações