DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Victor Cunha Rego (Oeiras, 1933 – Lisboa, 2000), licenciado em Direito pela Universidade de Grenoble, foi um jornalista e diplomata português. Antes de partir para o Brasil, viagem motivada pela censura do Estado Novo, trabalhou na redação do Diário Ilustrado. Já no Brasil, trabalhou em jornais como O Estado de S. Paulo, Última Hora e no Folha de S. Paulo. Não se ficou neste país exilando-se, após a instalação da ditadura brasileira, na Argélia, na Jugoslávia e em Itália. Regressa a Portugal após o 25 de Abril.
Victor Domingos é um escritor português formado pela Universidade do Minho. Das suas obras publicadas fazem parte: As confissões de Dulce (2011), Ode a um Poeta Naturalista (2011), É Preciso Calar o Monólogo (2012), entre outras.      
Jornalista brasileiro do Diário da Região, de São José do Rio Preto. .
Violante F. Magalhães é doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente na ESE João de Deus e membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É autora dos livros Sobressalto e Espanto. Narrativas Literárias sobre e para a Infância, no Neo-Realismo Português (2009) e A Literatura para Crianças e Jovens em Irene Lisboa (1994).    
Virgílio Azevedo. Jornalista português, repórter principal do semanário Expresso.  
Virgílio Catarino Dias é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em língua portuguesa e didáctica pela UBI. Fez Estudos Humanísticos nos Jesuítas (9 anos), onde, entre outros, foi aluno de João Mendes (Literatura Portuguesa) e de António Freire (Latim e Grego). Prepara a publicação de uma Gramática Explicativa da Língua Portuguesa.
Brasileira naturalizada portuguesa, com licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (Rio de Janeiro) e Pós-Graduação em Counselling e Competências de Ajuda (Lisboa). Foi cooperante em Moçambique nos anos 1980, tendo trabalhado, posteriormente no CIDAC, na associação Terras de Dentro. Técnica superior, primeiro, no  IDEFDS — Intervenção Desconcentrada do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social e~, depois, no  POPH — Programa Operacional do Potencial Humano, em Évora. Cofundadora da Casa do Brasil, em Lisboa, apaixonada pela língua portuguesa e pela literatura que se faz com ela, pouco importa o sotaque.
Viriato Teles (Ílhavo, 1958) é um jornalista e escritor português. Trabalhou nos jornais O Diário ou O Jornal, bem como na revista Visão. Colaborou ainda na RTP e na SIC, na Antena 1 e na TSF. Da sua autoria, constam: Margem para Dúvidas (1998), Bocas de Cena (2003) e A Utopia segundo Che Guevara (2005).
Vital Moreira (Vilarinho do Bairro, 1944) é Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi deputado do Partido Comunista Português na Assembleia Constituinte (1975-1976) e deputado independente do Partido Socialista em 1995. Atualmente colabora no Diário Económico e no Público e é autor de uma série de obras, das quais se destacam: A ordem jurídica do capitalismo (1987), Fundamentos da Constituição (1991) e A morte do centro (1998).
Jornalista português, com intervenção na área musical. Formado em antropologia.  
Escritor, poeta, músico, comentarista de TV, cronista e produtor cultural brasileiro. Autor, entre outros livros, de Tudo que não é cavalo (Ed. Cavídeo), Boca Aberta (Confraria do Vento), tendo participado ainda nas coletâneas Cepensamento (Azougue Editorial) e Achados (Nova Fronteira).
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa