Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Nasceu em Vigo, em 1971. É licenciado em Filologia Galego-Portuguesa e professor de português na Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela desde 2001 e corresponsável de cursos em linha de Português como Língua Estrangeira para o corpo docente da Galiza. Tem vários livros publicados, entre eles Do Ñ para o NH, O galego (im)possível e, em parceria, o Dicionário Visual Através e O Galego é uma Oportunidade. Como formador da Associaçom Galega da Língua, participou na criação e desenvolvimento do site A Nossa Galáxia, dos cursos em linha Falarmos, do ateliê para o ensino secundário Ops, o português simples e dos cursos aPorto, na cidade do Porto.
Escritor, editor, artista plástico e cantor português. Em 2007 recebeu o Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro "tsunami literário".Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.
Vanessa Rodrigues licenciou-se na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Viveu 5 anos em São Paulo, onde foi correspondente da TSF, do Diário de Notícias e do jornal SOL. Publica na revista Evasões histórias sobre regiões de Portugal e continua a colaborar com as mesmas publicações além da Folha de S. Paulo.
Vasco Botelho de Amaral, nascido em Lisboa, em 1912, faleceu em 1980 na mesma cidade. Notabilizou-se pelas suas "Palestras de Língua Portuguesa" emitidas durante cerca de 30 anos aos microfones do Rádio Clube Português e ainda no Programa Português da BBC de Londres. No seguimento de uma das suas "Palestras", foi fundada em 1949 a Sociedade da Língua Portuguesa, tendo sido o Professor Doutor Hernâni Cidade o seu primeiro presidente. Em 1953 fundou, na cidade que o viu nascer, o Centro Internacional de Línguas, primeiro instituto em Portugal para o ensino prático de idiomas, cujo cargo de diretor ocupou até ao final da sua vida. A par disso, entre um vasto número de obras levadas ao prelo, colaborou regularmente com diversos jornais e revistas, entre os quais se destacam o Diário Popular, o Diário de Notícias, a Revista Lusitana, a Revista Ocidente e a Revista de Portugal.
Escritor, poeta e tradutor português, natural do Porto (1942-2014). Foi presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Com vasta obra publicada, tanto no ensaio, como na poesia e no romance, é ainda autor de muitas e renomadas traduções. Paralelamente, desenvolveu uma ampla intervenção pública como comentador e analista político.
Vasco Pulido Valente - nasceu em 1941. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em História pela Universidade de Oxford. Investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais. Foi colunista dos jornais Expresso, Diário de Notícias, A Tarde e O Independente.
Formada em Biologia, é jornalista no jornal Observador, onde divulga temas das ciências naturais e sociais, assim como da tecnologia, do ambiente e da saúde.
Vergílio Ferreira, romancista e ensaísta português, nasceu em 1916 e morreu em 1996. Literariamente, começou por ser neorrealista (anos 40), com Vagão Jota (1946) e Mudança (1949). Manhã Submersa (1954) e Aparição (1959), são obras de uma natureza mais metafísica e existencialista. Das suas últimas obras destacam-se ainda: Espaço do Invisível, Do Mundo Original (ensaios), Para Sempre (1983), Até ao Fim (1997) e Na tua Face (1993).
Viale Moutinho (Funchal, 1945) é um jornalista e escritor português. Durante a sua carreira profissional, assumiu cargos como o de diretor da Associação Portuguesa de Escritores e de secretário e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem várias obras editadas, nomeadamente: Urgência, livro de poesia de 1966, O jogo do sério, de 1974, Crónica do Cerco, de 1978, O Adivinhão e Adivinhas Populares Portuguesas, de 1979, entre outras.
Vicente Jorge Silva (Funchal, 1946) é um jornalista e político português. Enquanto político fez parte do Partido Socialista. Enquanto jornalista, trabalhou nas redações de jornais como Expresso, Público, Diário Económico, Diário de Noticias e Sol. Atualmente trabalha como comentador na SIC Noticias. A par destas suas funções realizou filmes como O Limite e as Horas (1961), A Ilha de Colombo (1997), Porto Santo (1997), entre outros.
