Viriato Teles (Ílhavo, 1958) é um jornalista e escritor português. Trabalhou nos jornais O Diário ou O Jornal, bem como na revista Visão. Colaborou ainda na RTP e na SIC, na Antena 1 e na TSF. Da sua autoria, constam: Margem para Dúvidas (1998), Bocas de Cena (2003) e A Utopia segundo Che Guevara (2005).
Vital Moreira (Vilarinho do Bairro, 1944) é Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi deputado do Partido Comunista Português na Assembleia Constituinte (1975-1976) e deputado independente do Partido Socialista em 1995. Atualmente colabora no Diário Económico e no Público e é autor de uma série de obras, das quais se destacam: A ordem jurídica do capitalismo (1987), Fundamentos da Constituição (1991) e A morte do centro (1998).
Vitor Bandarra (1958) é um jornalista português da TVI. Já trabalhou no Portugal Hoje, no Público, no Expresso, n’O Inimigo, entre outros lugares de destaque de imprensa. Para além de pertencer ao Conselho Fiscal do Clube dos Jornalistas português, foi premiado em 2008 com o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego.
Escritor, poeta, músico, comentarista de TV, cronista e produtor cultural brasileiro. Autor, entre outros livros, de Tudo que não é cavalo (Ed. Cavídeo), Boca Aberta (Confraria do Vento), tendo participado ainda nas coletâneas Cepensamento (Azougue Editorial) e Achados (Nova Fronteira).
Vítor Santos Lindgaard é tradutor e professor, residente na Dinamarca, autor dos blogues Moçambicanismos e Travessa do Fala-Só.
Vitorino Nemésio (Praia da Vitória, 1901 – Lisboa, 1978) foi um intelectual português. Foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo lecionado na Bélgica e no Brasil. Em 1961, recebeu o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henriques e, em 1967, Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Das suas obras, destacam-se: O Bicho Harmonioso (1938), Mau tempo no canal (1944) e Jornal do Observador (1974).
Jornalista brasileira, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense em 2001 e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (2018), com experiência profissional como editora e repórter em diversas publicações, entra as quais a revista Pesquisa Fapesp. Mais informação curricular aqui.
Vladimiro Nunes é jornalista do semanário Sol. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa.
Waldin de Lima, pedagogo, poeta e escritor brasileiro. Autor de Livro Gota de Orvalho (1989) e Canção das Flores (2009).
Professora aposentada da Universidade de Aveiro e Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa.
Publicitário brasileiro, autor, entre muitos outros, destes cinco anúncios comerciais: aqui
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações