Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Vanessa Rodrigues licenciou-se na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Viveu 5 anos em São Paulo, onde foi correspondente da TSF, do Diário de Notícias e do jornal SOL. Publica na revista Evasões histórias sobre regiões de Portugal e continua a colaborar com as mesmas publicações além da Folha de S. Paulo.
Vasco Botelho de Amaral, nascido em Lisboa, em 1912, faleceu em 1980 na mesma cidade. Notabilizou-se pelas suas "Palestras de Língua Portuguesa" emitidas durante cerca de 30 anos aos microfones do Rádio Clube Português e ainda no Programa Português da BBC de Londres. No seguimento de uma das suas "Palestras", foi fundada em 1949 a Sociedade da Língua Portuguesa, tendo sido o Professor Doutor Hernâni Cidade o seu primeiro presidente. Em 1953 fundou, na cidade que o viu nascer, o Centro Internacional de Línguas, primeiro instituto em Portugal para o ensino prático de idiomas, cujo cargo de diretor ocupou até ao final da sua vida. A par disso, entre um vasto número de obras levadas ao prelo, colaborou regularmente com diversos jornais e revistas, entre os quais se destacam o Diário Popular, o Diário de Notícias, a Revista Lusitana, a Revista Ocidente e a Revista de Portugal.
Escritor, poeta e tradutor português, natural do Porto (1942-2014). Foi presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Com vasta obra publicada, tanto no ensaio, como na poesia e no romance, é ainda autor de muitas e renomadas traduções. Paralelamente, desenvolveu uma ampla intervenção pública como comentador e analista político.
Vasco Pulido Valente - nasceu em 1941. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em História pela Universidade de Oxford. Investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais. Foi colunista dos jornais Expresso, Diário de Notícias, A Tarde e O Independente.
Formada em Biologia, é jornalista no jornal Observador, onde divulga temas das ciências naturais e sociais, assim como da tecnologia, do ambiente e da saúde.
Vergílio Ferreira, romancista e ensaísta português, nasceu em 1916 e morreu em 1996. Literariamente, começou por ser neorrealista (anos 40), com Vagão Jota (1946) e Mudança (1949). Manhã Submersa (1954) e Aparição (1959), são obras de uma natureza mais metafísica e existencialista. Das suas últimas obras destacam-se ainda: Espaço do Invisível, Do Mundo Original (ensaios), Para Sempre (1983), Até ao Fim (1997) e Na tua Face (1993).
Viale Moutinho (Funchal, 1945) é um jornalista e escritor português. Durante a sua carreira profissional, assumiu cargos como o de diretor da Associação Portuguesa de Escritores e de secretário e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem várias obras editadas, nomeadamente: Urgência, livro de poesia de 1966, O jogo do sério, de 1974, Crónica do Cerco, de 1978, O Adivinhão e Adivinhas Populares Portuguesas, de 1979, entre outras.
Vicente Jorge Silva (Funchal, 1946) é um jornalista e político português. Enquanto político fez parte do Partido Socialista. Enquanto jornalista, trabalhou nas redações de jornais como Expresso, Público, Diário Económico, Diário de Noticias e Sol. Atualmente trabalha como comentador na SIC Noticias. A par destas suas funções realizou filmes como O Limite e as Horas (1961), A Ilha de Colombo (1997), Porto Santo (1997), entre outros.
Jornalista há quase 40 anos. Trabalhou no Jornal do Commercio, O Globo, Jornal do Brasil, Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Correio Braziliense. Editor-chefe do Público Brasil, publicação em português do Brasil, editada pelo jornal Público (fonte: "Sobre o Público Brasil", Público).
Victor Bandarra (1958) é um jornalista português da TVI. Já trabalhou no Portugal Hoje, no Público, no Expresso, n’O Inimigo, entre outros lugares de destaque de imprensa. Para além de pertencer ao Conselho Fiscal do Clube dos Jornalistas português, ganhou em 2008 com o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego.
