Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Vítor Santos Lindgaard é tradutor e professor, residente na Dinamarca, autor dos blogues Moçambicanismos e Travessa do Fala-Só.
Vitorino Nemésio (Praia da Vitória, 1901 – Lisboa, 1978) foi um intelectual português. Foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo lecionado na Bélgica e no Brasil. Em 1961, recebeu o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henriques e, em 1967, Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Das suas obras, destacam-se: O Bicho Harmonioso (1938), Mau tempo no canal (1944) e Jornal do Observador (1974).
Jornalista brasileira, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense em 2001 e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (2018), com experiência profissional como editora e repórter em diversas publicações, entra as quais a revista Pesquisa Fapesp. Mais informação curricular aqui.
Vladimiro Nunes é jornalista do semanário Sol. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa.
Waldin de Lima, pedagogo, poeta e escritor brasileiro. Autor de Livro Gota de Orvalho (1989) e Canção das Flores (2009).
Professora aposentada da Universidade de Aveiro e Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa.
Jornalista britânico. Escreve em vários jornais de língua inglesa, como The Times e a publicação digital UnHerd.
Licenciado em Letras, tradutor, editor e revisor de textos brasileiro. Mantém o perfil @gramaticanavida no Instagram.
Jornalista português nascido no Brasil, é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras de Lisboa) onde lecionou Introdução aos Estudos Linguísticos, Sintaxe e Semântica do Português. Foi diretor de Informação das agências noticiosas Anop e NP, chefiou os serviços de comunicação das fundações Gulbenkian e Luso-Americana para o Desenvolvimento. Foi chefe de Informação (PIO) das missões de paz das Nações Unidas em Angola, Timor-Leste, Kosovo e Burundi. Foi diretor-geral da Leya em Angola.
Xavier Ron Fernández (1969) é professor e político na Galiza. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Santiago de Compostela.
Doutor em Linguística pela Universidade da Corunha (2000). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas sobre política linguística e história social das línguas. É autor de artigos e capítulos de livro nessas áreas de conhecimento. É também autor do livro Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos (2018) e coorganizador das coletâneas Políticas da norma e conflitos linguísticos (Parábola: 2011), Galego e Português Brasileiro: história, variaçãoe mudança (Eduff, 2012) e Glotopolítica e práticas de linguagem (Eduff, 2021).
