Pergunta:
Gostaria de saber qual a origem da palavra albricoque (sinónimo de damasco). Eu sou algarvia e imagino que a palavra tenha origem árabe e por isso é utilizada com muita naturalidade no Algarve.
Podiam dar-me mais informações?
Muito obrigada.
Resposta:
Albricoque é a denominação do fruto do albricoqueiro, o mesmo que damasqueiro.
Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, albricoque é uma palavra que provém do grego ‘praikókion’, «damasco» (moderno ‘beríkokko’ ou ‘berykokkiá’), pelo árabe “al-birqoq”. O fruto é oriundo da China e fez a sua aparição nas regiões mediterrânicas pouco antes do início da nossa era. Os Muçulmanos expandiram o termo por todo o mundo românico, e, graças a este, por quase toda a Europa. O vocábulo arábico já tinha a significação do português actual no andaluz e no magrebe do século XIII e conservava-a no seguinte; hoje significa “ameixa” na África do Norte (incluindo a Líbia), embora em algumas regiões argelinas conserve o primeiro sentido (“damasco”); no Egipto ainda mantinha este sentido no século XVII, mas hoje traduz o segundo sentido.
As mais antigas abonações do vocábulo em português remontam ao século XVI. Este termo é vulgar no Sul de Portugal, apresentando em certos pontos do Algarve a forma “alm’coque”. Existem também as seguintes variantes: abrinocoque, albaricorque, albercoque, albicoque, alcócaro, alcocre e alvaricoque.