Pergunta:
Sou aluna do 7.º ano de escolaridade e, por estar confusa, gostaria que me elucidassem sobre o seguinte aspecto:
No 2.º ciclo, aprendi que para fazer uma composição eu teria que, para além do tema, ir de encontro ao tipo de texto sugerido pela professora (carta, narrativo, comentário...).
Agora, no 7.º ano, a professora diz-nos: «Uma composição é uma reflexão pessoal sobre o tema com introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento é dividido em parágrafos onde se argumenta acerca do tema. Uma composição é uma dissertação que tenta ser o mais objectiva possível».
O que é, então, uma composição?
Resposta:
Composição é o termo genérico dado ao exercício escolar que consiste em escrever um texto sobre um tema proposto. O professor pode defini-la de uma ou outra forma e sugerir determinada estrutura, consoante o nível de escolaridade do aluno, de modo a melhor o orientar na sua realização.
O termo composição pode ser utilizado logo nos primeiros anos de escolaridade, para designar o exercício que as crianças realizam de “composição” de frases curtas sobre factos do mundo infantil. A extensão e complexidade da composição vai aumentando progressivamente até assumir características próximas de uma dissertação (exposição desenvolvida sobre matéria científica, filosófica ou artística).
Para terminar, queria corrigir uma expressão que utilizou: «ir de encontro a» significa «ir contra». Pretendia certamente escrever «ir ao encontro de», que significa «fazer de acordo com», «proceder em conjugação com», «corresponder a»: «ir ao encontro do tipo de texto...»