Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

O ponto nas abreviaturas dos numerais ordinais é dispensável quando o subscrito em índice elevado estiver sublinhado? A dúvida, já aqui esclarecida por D’Silvas Filho, é pretexto de um nova abordagem, da autoria de Maria Regina Rocha. Por sua opção, manteve-se a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico.

Maria Regina Rocha  

«Para que serve um “acordo ortográfico”? Para unificar a ortografia de povos que falam a mesma língua. Ora, com este acordo, a ortografia da Língua Portuguesa não se unificou», sustenta Maria Regina Rocha, neste artigo, saído no jornal Público de 19-01-2013. O texto que aqui se transcreve é a versão que a autora entendeu ficar em linha no Ciberdúvidas.

 

Pergunta:

Ultimamente, na cena política portuguesa, tem sido muito usada a palavra trapalhada, no seu sentido  de «confusão», «coisa ou questão enredada, que não se entende bem».

Gostava de ter um comentário do Ciberdúvidas...

Muito obrigado.

Resposta:

Esse é um sentido figurado. Considera-se que a palavra trapalhada se formou de trapo (trapo + -alho + -ada), tendo começado por designar «grande quantidade de trapos». Quando os trapos estão desordenadamente juntos, a imagem sugerida é a de falta de arrumação, de confusão. Depois, a palavra passou a designar «porção de coisas várias, heterogéneas», assumindo, enfim, o significado actual de «coisa ou questão enredada, confusa», «algo feito de forma impensada, não planeada, desordenada ou pouco clara».

Pergunta:

«Estupor do rafeiro! Tu levas um pontapé!» — ameaçou o Zé ao cão.

«O Bobi começou a rosnar de longe ao ouvir palavras tão ofensivas para o seu pedigree», ou

«O Bobi começou a rosnar ao longe ao ouvir palavras tão ofensivas para o seu pedigree»?

Qual das duas frases é que está correcta?

Muito obrigado.

Resposta:

Depende do que se pretende dizer.

«Ao longe» significa «a uma grande distância», «afastado». Exemplo:

«Vêem-se os barcos a passar ao longe.»

«De longe» significa «de uma grande distância». Exemplos:

«Eles vêm de longe, de muito longe.»

Assim, em função do ponto de vista, da perspectiva, se utilizará a preposição a ou a preposição de. Retomando uma das frases acima, e usando os pontos A e B, talvez se compreenda melhor:

«Vêem-se os barcos a passar ao longe.» — Quem observa está no ponto A e vê os barcos a passar ao longe: o longe onde estão os barcos é o ponto B.

«De longe, vêem-se os barcos a passar.» — Quem observa está no ponto A, e esse ponto A é o longe, sendo o ponto B o local onde estão os barcos.

Analisando agora as frases apresentadas, usar-se-á a locução «ao longe», se se considerar que alguém observa o rosnar do cão que, por acaso, se situa ao longe, isto é, a uma certa distância.

«De longe» usar-se-á se se pretender dizer que o Bobi, de uma certa distância (eventualmente a salvo de que lhe pudesse fazer mal, ou deslocando-se em direção a quem o estava a insultar), começou a rosnar.

Nota: Por vontade da consultora, mantém-se a ortografia conforme o Acordo Ortográfico de 1945.

Pergunta:

Gostava de saber qual a diferença de aventureiro e de aventuroso.

Obrigado.

Resposta:

Embora com um significado próximo, as palavras aventureiro e aventuroso não são propriamente sinónimas; não se podem usar indiferentemente.

Aventureiro é um adjetivo formado do substantivo aventura e que significa «que comete ação arriscada», «temerário», «arriscado», «incerto», «contingente».

Aventureiro também existe como substantivo com o significado genérico de «aquele que procura aventuras». Começou por designar «cavaleiro que andava buscando aventuras pelo mundo e de que tratam os livros de cavalaria» e «o que vai servir em guerra a príncipe estrangeiro, para fazer fortuna», passando a significar «homem sem estabelecimento fixo, que busca pelo mundo o seu viver, servindo a quem lhe paga, em paz ou em guerra»; e, em sentido figurado, «o que vaga, buscando fortuna ou modo de vida, entregando-se à sorte, ao acaso». Atualmente, esta palavra é normalmente usada com o significado de «quem se compraz em aventuras, a elas se expõe ou as procura», «aquele que é atraído pelo incerto, pelo perigo, e propenso a se envolver em empresas arriscadas» e «aquele que não tem meios de vida estáveis e vive de expedientes, de golpes, ou confia tudo à sorte». Esta palavra está registada em textos portugueses desde o século XVI.

Aventuroso é um adjetivo que significa «que se aventura», «que passa por aventuras», «que gosta de viajar por terras curiosas e pouco conhecidas», «que procura o inesperado, o invulgar», «ousado», «corajoso», «valente», «arrojado», «audaz» (relativamente a pessoas); «perigoso», «arriscado» (relativamente a empreendimentos). Também é usado com o significado de «propenso a aventuras amorosas»; «feliz», «aventurado», «venturoso».

Este adjetivo está registado em textos portugueses desde o século XIV.

Em síntese, a palavra aventuroso caracteriza o indivíduo ou a situação que têm, na essência, a audácia, o risco, enquanto a palavra aventureiro caracteriza ou designa os que têm ...