Textos publicados pela autora
Excedera / excedeu
Pergunta: Dúvidas com relação ao emprego do verbo. O certo é: "... o volume da receita bruta anual da Empresa não excedera o limite fixado no artigo..." ou o certo é "... o volume da receita bruta anual da Empresa não excedeu o limite..."?
Com relação ao verbo excedeu, qual o certo nas frases acima?
Obrigada.Resposta: Como as frases não estão completas, não a poderei informar se estão ou não correctas. Poderá ser utilizado qualquer dos tempos verbais.
Assim, vou construir duas frases completas, a partir dos exemplos que deu,...
Tinha dito / tinha falado
Pergunta: Na frase "eu havia falo para você não comer este bolo", o verbo falar está certo desta forma?Resposta: Não, não está.
O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado.
Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”...
Preposições: de, em, por
Pergunta: Quando é que devo usar as preposições no, em, do, de e pelo?
Digo isto porque sou repórter de televisão e há frases que apresentam dúvidas de concordância.Resposta: As preposições que refere são: de, em e por. Do, no e pelo são formas de contracção da preposição com o artigo definido “o”.
1. A preposição utiliza-se sem contracção, se não estiver seguida de artigo. Exemplos:
a) Venho de Coimbra. b) Vou...
Fonemas / grafemas
Pergunta: Gostaria de saber quantos fonemas e quantos grafemas existem em português. Desde já o meu obrigado.Resposta: Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, vêm indicados 41 fonemas. Em português, podem contar-se 42 grafemas: as 23 letras do alfabeto, 8 notações léxicas e 11 sinais de pontuação....
Queria e quisesse, devia e deveria
Pergunta: Na frase: Se você não queria que eu fizesse a prova, não devia ter feito a prova.
Eu poderia substituir o verbo queria por quisesse e o verbo devia por deveria? Por quê?
Obrigado.Resposta: Pode utilizar as seguintes frases:
a) Se você não queria que eu fizesse a prova, não a devia ter apresentado. b) Se você não queria que eu fizesse a prova, não a deveria ter apresentado. c) Se você não quisesse que eu fizesse a prova, não a tinha apresentado. d) Se você não quisesse que eu fizesse a prova, não a teria apresentado.
No caso...
