Maria João Matos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria João Matos
Maria João Matos
25K

Maria João Matos, professora de Português do ensino secundário, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

 
Textos publicados pela autora

Trata-se de um termo muito em voga actualmente, mas cujo uso me causa ainda uma certa estranheza e ao qual até hoje não consegui aderir.
     Ouvi há tempos uma conhecida entrevistadora perguntar ao seu interlocutor: «Sente que foi injustiçado?» Ao que ele respondeu: «Não, não me sinto vítima de injustiça.» Obviamente que esta personalidade possui uma sensibilidade para a língua que a entrevistadora não revela.
     O te...

e átono no início de palavra, antecedido ou não de h e seguido ou não de r, tem valor de – e não, como se ouve tão frequentemente na televisão, na rádio, e, até, em algumas pessoas "cultas. pronunciarem 'Hêlena', 'êfectuar', 'êleição', 'êdição', 'êmissão', 'êxacto', 'êxame', 'êxemplo' 'hêrói', etc. etc. 

Tendências de Verão

Os Média e a Ordem de Fénix

Vinte e um de Junho. Primeiro dia do Verão. Mais um "best-seller" à venda por todo o mundo: Harry Potter e a Ordem de Fénix - infelizmente, os locutores portugueses esqueceram a lição de Bagão Félix (/félis/ e não "felics") e caíram logo na esparrela, pronunciando "fénics" em vez de /fénis/. Ou "finics", à inglesa, como preferiu um locutor da SIC (...)

Se os serviços publicitados por certas empresas tiverem a mesma qualidade que tem a linguagem dos folhetos que os promove, então são certamente muito maus!
      Uma publicidade TELJORGE apresenta aos seus clientes grande número de opçoes e soluçoes. Desde os sofás Danubio e Tanger, passando pelo modelo chairlong, o louçeiro Clip e o quarto sem gavetoes, que se pode encontrar em cor cerejo. Para tanto basta...

    Não é preciso um grande esforço de atenção para nos apercebermos, nas mais diversas situações, dos maus tratos que a língua sofre no dia-a-dia, em serviços prestados quer por empresas privadas quer públicas.
Uma manhã destas, ao ouvir no noticiário da Antena 2 que o Grande Prémio da APE fora atribuído a Lídia Jorge, chamou-me a atenção um "vão haver menos espectáculos"...