Se os serviços publicitados por certas empresas tiverem a mesma qualidade que tem a linguagem dos folhetos que os promove, então são certamente muito maus!
Uma publicidade TELJORGE apresenta aos seus clientes grande número de opçoes e soluçoes. Desde os sofás Danubio e Tanger, passando pelo modelo chairlong, o louçeiro Clip e o quarto sem gavetoes, que se pode encontrar em cor cerejo. Para tanto basta apresentar o cartao de contribuinte e dirigir-se à Rua Poitiér ou à Praceta dos Loios (ressalve-se, em Poitier e Lóios, a possibilidade de o defeito não ser imputável aos autores do texto)...
O reclamo luminoso da agência de viagens TURIBOLSA anuncia, em letras garrafais, a par de férias e viagens, HOTEIS e EXCURÇÕES...
Excursões, também, organiza a empresa TERRA NOSTRA. Há uma de "1 dia à Porto", em que os deslizes são coisas de somenos, pois o que importa é comunicar, Moinho de Mare é local de recolha de excursionistas e não é por se escrever com menos rigor que vão perder o "tour panorâmico" ou deixar de "contemplar as Pontes D. Luis I, Dª Maria, D'Arrabida" ou apreciar menos o "grandioso espectaculo da natureza".
Do Porto vai-se até Santarém e agora, sim, vamos aos pratos fortes que a sintaxe (pronuncia-se /sintasse/ e não "/sintaze/", como agora tanto se ouve dizer) - e não só - foi devidamente cozinhada a fim de estar à altura, certamente, da "rota gastronómica da região".
Mas, antes, assista-se à apresentação dos "artigos para o lar e saúde", com que se poderá acudir a algum problema de indigestão, até porque se dá "... garantia, e facilidades no pagamento", como se vê pela oportuna virgulazinha...
Deixemos um interesante erro ortográfico, pois o que agora nos interessa é a sintaxe... Lá está a "Igreja da Graça, onde alberga o túmulo do descobridor do Brasil"; "uma espectacular paisagem os esperam na Reserva Natural de Alpiarça"; "partiremos, em seguida, à rota do vinho, onde degustarão de uma merenda"... Quem liga afinal a umas construções frásicas menos apropriadas, quando se prevê "pela tarde uma merenda em uma adega regada de um fantástico vinho do Ribatejo"? Não se percebe bem se é a tarde, a merenda ou a adega que é regada do fantástico vinho... Uma coisa é certa: trata-se de uma prosa bem regada de asneirada!!!
O melhor é ficarmos por aqui, pois já se percebeu que há locais mais ou menos obscuros em que a língua vai em verdadeira queda livre... Será que não há ninguém de direito, nesta bendita terra nostra, que lhe possa deitar a mão?
É caso para se dizer: presunção e ignorância, cada um toma a que quer...