Pergunta:
O Dicionário Online Priberam, quando pesquisamos sobre a definição de 'Hífen', fornece-nos a seguinte informação: «hí·fen (latim hyphen, do grego hufén, como um, num só) substantivo masculino [Tipografia] Sinal gráfico horizontal (-) usado na separação de elementos de um composto, de alguns prefixos, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, mesoclíticas ou proclíticas. = TIRETE, TRAÇO DE UNIÃO Plural: hífenes. "hífen", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.»
Eu gostaria de saber se não há um erro por parte do Priberam quando afirma que o hífen pode ser utilizado em ligações proclíticas, uma vez que estas últimas possuem nas suas características o facto de apresentarem ausência de hífen (os pronomes clíticos não se unem por hífen às formas verbais às quais revelam ligação). Existirá, então, um lapso no Dicionário Online Priberam que deveria ser corrigido?
Resposta:
Consultado o Dicionário Priberam, verifica-se que há, de facto, um lapso na questão da próclise, uma vez que, neste âmbito, não se emprega o hífen.
Além disso, no mesmo dicionário, verifica-se que próclise é a «Colocação do pronome átono antes do verbo (ex.: não o queria)». Com este exemplo, verifica-se o lapso referido anteriormente.
No Dicionário Houaiss, bem como no da Academia das Ciências, temos a confirmação do lapso do Priberam:
«Hífen – usado para unir os elementos de palavras compostas, separar sílabas em final de linha e marcar ligações