Margarita Correia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Margarita Correia
Margarita Correia
57K

Margarita Correia, professora  auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora do ILTEC-CELGA. Coordenadora do Portal da Língua Portuguesa. Entre outras obras, publicou Os Dicionários Portugueses (Lisboa, Caminho, 2009) e, em coautoria, Inovação Lexical em Português (Lisboa, Colibri, 2005) e Neologia do Português (São Paulo, 2010). Mais informação aqui. Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) desde 10 de maio de 2018. Ver, ainda: Entrevista com Margarita Correia, na edição número 42 (agosto de 2022) da revista digital brasileira Caderno Seminal.

 
Textos publicados pela autora
Sete argumentos em favor da língua portuguesa
No ensino superior em Portugal

 [A] língua portuguesa não tem de ser e não é um entrave à internacionalização ensino superior, mas antes, se houver uma boa coordenação entre as políticas de internacionalização da língua e do ensino superior, ambos terão a ganhar reciprocamente e, em última instância, ganharemos todos nós» – sustenta a linguista e professora universitária Margarita Correia sobre o papel das universidades na promoção da língua portuguesa.

Documento elaborado pela autora para lançar a discussão do painel “Internacionalização da universidade e o português como língua do conhecimento”, integrado programa do Encontro Nacional Universidade: chave para o futuro, comemorativo dos 50 anos da Reforma Veiga Simão, do Iscte e da Democracia, organizado pelo Iscte em 7 de dezembro de 2022. 

Políticas linguísticas e educativas <br> na Turquia de Erdoğan
A mudança do nome internacional do Estado turco

«A 1 de junho de 2022, a Turquia fez chegar ao secretário-geral da ONU uma carta solicitando a mudança do nome da Turkey para Türkiye em todas as situações, pedido aceite de imediato» – assinala a linguista e professora universitária Margarita Correia, em artigo publicado no Diário de Notícias em 2 de janeiro de 2023, acerca da mudança na grafia do nome internacional da Turquia

A <i>Platô</i>, os projetos pluricêntricos do IILP <br> e as coincidências
O fim de um ciclo e o começo de outro em 2023

«Os artigos integrados no n.º 9 da Platô constituem versões escritas e aprofundadas das contribuições apresentadas durante a 2.ª Reunião Técnica do projeto Terminologias Científicas e Técnicas Comuns (TCTC), que teve lugar em Brasília, em novembro de 2021.»

Crónica da linguista Margarita Correia incluída no Diário de Notícias em 12 de dezembro de 2022, a respeito do lançamento do número n.º 9 da revista Platô, com o qual se assinala, além dos 12 anos da aprovação do projeto do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) pelo Conselho Científico do IILP (Brasília, 06-08/12/2010), o fim de um ciclo na atividade do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com a conclusão do VOC e do projeto das TCTC.

Sobre o Encontro Nacional <i>Universidade: <br> chave para o futuro</i>
A Reforma Veiga Simão, a internacionalização do português e as universidades

«[A] intensa procura de informação e conhecimento em língua portuguesa (...), alicerçada na dimensão dos países de língua oficial portuguesa e na atual expansão internacional do português, coloca desafios importantes ao Estado e às instituições universitárias [...]» – escreve* a professora universitária e linguista  portuguesa Margarita Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), referindo-se ao Encontro Nacional "Universidade: chave para o futuro", realizado em 7 de dezembro de 2022, no ISCTE, em comemoração da Reforma Veiga Simão e da criação, em 1972, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

* in  Diário de Notícias de 5 de dezembro de 2022.

<i>Dicionário da Língua Portuguesa Medieval</i>
Uma importante obra lexicográfica

«Apesar de ser uma das línguas faladas do mundo, de ter conhecido a atribuição de um  Dia Mundial pela UNESCO em 2019 e de se prever grande crescimento do seu número de falantes ao longo deste século, a língua portuguesa carece ainda de obras lexicográficas à altura da sua importância. Saúda-se, assim, a publicação do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Artigo da linguista e professora universitária Margarita Correia , publicado no Diário de Notícias, em 28 de novembro de 2022, a propósito do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido, entre 2004 e 2007, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação dos professores catedráticos João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1942 –2019), Maria de Lourdes Crispim .