Margarita Correia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Margarita Correia
Margarita Correia
59K

Margarita Correia, professora  auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora do ILTEC-CELGA. Coordenadora do Portal da Língua Portuguesa. Entre outras obras, publicou Os Dicionários Portugueses (Lisboa, Caminho, 2009) e, em coautoria, Inovação Lexical em Português (Lisboa, Colibri, 2005) e Neologia do Português (São Paulo, 2010). Mais informação aqui. Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) desde 10 de maio de 2018. Ver, ainda: Entrevista com Margarita Correia, na edição número 42 (agosto de 2022) da revista digital brasileira Caderno Seminal.

 
Textos publicados pela autora
<i>Dicionário da Língua Portuguesa Medieval</i>
Uma importante obra lexicográfica

«Apesar de ser uma das línguas faladas do mundo, de ter conhecido a atribuição de um  Dia Mundial pela UNESCO em 2019 e de se prever grande crescimento do seu número de falantes ao longo deste século, a língua portuguesa carece ainda de obras lexicográficas à altura da sua importância. Saúda-se, assim, a publicação do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Artigo da linguista e professora universitária Margarita Correia , publicado no Diário de Notícias, em 28 de novembro de 2022, a propósito do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido, entre 2004 e 2007, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação dos professores catedráticos João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1942 –2019), Maria de Lourdes Crispim .

Como é hoje a presença da língua portuguesa  <br> na Internet?
O projeto Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)

«Segundo o seu relatório final [Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)], o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais usadas na Internet, atrás do inglês, chinês, espanhol, francês e hindi, e seguido de perto pelo árabe, alemão japonês e russo», refere a professora e linguista Margarita Correia, na sua crónica semanal do Diário de Notícias, em 21 de novembro de 2022.

De Angola e das suas línguas
Só o português é usado a nível nacional
Uma abordagem* da linguista e professora universitária portuguesa Margarita Correia sobre a realidade linguística de Angola, 47 anos passados da sua independência.
 
 
*in Diário de Notícias de 7 de novembro de 2022.
A justa homenagem da FLUL <br> a Maria Helena Mira Mateus
De 26 de outubro a 12 de novembro de 2022

A obra e o relevantíssimo papel de Maria Helena Mira Mateus (1931 – 2020) no ensino e na divulgação da linguistica em Portugal — neste artigo* da autoria uma das suas mais próximas colaboradoras, a também linguista e professora universitária Margarita Correia.

 *in Diário de Notícias de 24 de outubro de 2022.
Do turco e das línguas túrquicas ou turcomanas
História e planificação linguística

«[O turco é] a maior das línguas túrquicas ou turcomanas, que a linguística moderna considera uma família particular, e não um ramo das línguas altaicas.»

Crónica da linguista Margarita Correia publicada no Diário de Notícias em 17 de outubro de 2022 e aqui transcrito com a devida vénia. Trata-se de um apontamento sobre a história do turco e a família linguística a que este idioma pertence, a da línguas túrquicas.