Margarita Correia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Margarita Correia
Margarita Correia
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Margarita Correia, professora  auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora do ILTEC-CELGA. Coordenadora do Portal da Língua Portuguesa. Entre outras obras, publicou Os Dicionários Portugueses (Lisboa, Caminho, 2009) e, em coautoria, Inovação Lexical em Português (Lisboa, Colibri, 2005) e Neologia do Português (São Paulo, 2010). Mais informação aqui. Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) desde 10 de maio de 2018. Ver, ainda: Entrevista com Margarita Correia, na edição número 42 (agosto de 2022) da revista digital brasileira Caderno Seminal.

 
Textos publicados pela autora
Quando entenderemos devidamente o valor da educação?

«[...] [E]ncontrei candidatos a professores de Português muito bem preparados e motivados, que sonhavam passar o resto da sua vida profissional a ensinar. Infelizmente, muitos desistiram de o fazer, porque a sociedade e sucessivos governantes os foram escorraçando, ora destruindo a frágil carreira que tinham e aviltando-os aos olhos da opinião pública (anos 2000), quer aconselhando-os a emigrar, alegadamente por não serem precisos e sobrecarregarem o erário público (anos 2010).»

Artigo de opinião da linguista e professora universitária porrtuguesa Margarita Correia,  publicado no Diário de Notícias em 14 de março de 2022, a respeito das vicissitudes por que tem atravessado a formação de professores nas últimas quatro décadas em Portugal.

Do valor da(s) língua(s) materna(s) <br> e da diversidade linguística
Sobre o Dia Internacional da Língua Materna

« [P]romover o ensino em língua materna pode esbarrar com obstáculos dificilmente transponíveis por comunidades que falam línguas minoritárias, menorizadas e até em risco de extinção, distintas das oficiais ou oficializadas dos estados a que pertencem, e geralmente pobres» – observa a professora universitária e linguista Margarita Correia em crónica publicada no Diário de Notícias em 21 de fevereiro de 2022 e com a qual a autora, identificando os desafios do multilinguismo em vários países da CPLP, assinalou o Dia Internacional da Língua Materna.

Palavras – Revista em Linha
Por Margarita Correia

A revista Palavras – Revista em Linha, uma publicação da Associação de Professores de Português, dedica o seu número 4 ao ensino de Português como língua pluricêntrica. Esta edição conta com a colaboração editorial da professora e linguista Margarita Correia e pretende discutir e esclarecer os conceitos e as razões que estão por detrás da conceção da língua portuguesa como pluricêntrica. Desmistifica, ao mesmo tempo, a relação da norma com a variação linguística, refletindo sobre as formas de incorporar estes fundamentos no ensino, pois, como assinala Margarita Correia no editorial «reconhecer variedades nacionais implica assumir a variação linguística não como problema a ser dirimido pela escola, mas antes como caraterística fundamental das línguas, e, em consequência, do português, a ser ensinada pela escola». 

Este número da revista conta com vários artigos dedicados ao ensino de Português como língua pluricêntrica da autoria de docentes e investigadores de diferentes instituições de ensino e centros de investigação. Assim, nesta edição, pode-se encontrar uma entrevista conduzida por Paulo F. Pinto, a Edleise Mendes (Universidade da Bahia) sobre o ensino da norma nas escolas; um trabalho de Ana Luísa Costa acerca do ensino de português como língua pluricêntrica; um texto de

Da manipulação noticiosa – verdades,  <br> não verdades e subentendidos
Uma notícia acerca do relatório de 2022 do Conselho Nacional de Educação

«O título da peça noticiosa é «Escola pública perdeu mais de 300 mil alunos. "As pessoas não querem ir para professores"» [...] [e] constitui uma descarada manipulação da informação que, putativamente, pretende veicular.» Crónica da linguista Margarita Correia a respeito de um título noticioso difundido pela Rádio Renascença, relativo a um relatório do Conselho Nacional de Educação e tendente, segundo a autora, a pôr em causa a escola pública em Portugal. Texto transcrito, com a devida vénia, do Diário de Notícias de 14 de fevereiro de 2022.

Dos lobos disfarçados de cordeiros, <br> ou da propaganda disfarçada de notícia
A confusão gerada pela expressão «pessoa lactante»

«[A] leitura [do título] da publicação [no Facebook da rádio RFM] desencadeou uma reação impulsiva e desproporcionada (as pessoas leem apenas os títulos e reagem) contra a linguagem neutra, inclusiva, dita "politicamente correta", que algumas forças tanto atacam, principalmente para desviar as atenções das muitas iniquidades que defendem (de religião, etnia, sexo, estrato social, etc).» Crónica da linguista e professora universitária Margarita Correia publicada no Diário de Notícias em 7 de fevereiro de 2022, na qual a autora critica a forma apressada como a rádio RFM pretendeu noticiar que um estudo daria a indicação (polémica) de se substituir a palavra mãe pela expresssão «pessoa lactante».