Marcos Bagno - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Marcos Bagno
Marcos Bagno
1K

Marcos Araújo Bagno (Cataguases, 1961) é doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo e exerce atividades como tradutor, linguista e escritor. Enquanto escritor, publicou contos A invenção das horas (1998), livros infantis O papel roxo da Maçã (1989), poesia Vaganau (2010), romances As memória de Eugênia (2011), e publicou sobre a língua portuguesa, ensino e linguística Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social (2000) e Gramática pedagógica do português brasileiro (2012).

 
Textos publicados pelo autor

(…)
      Em 1990, o lingüista e educador britânico Michael Stubbs escrevia que «toda a área da língua na educação está impregnada de superstições, mitos e estereótipos, muitos dos quais têm persistido por séculos e, às vezes, com distorções deliberadas dos fatos lingüísticos e pedagógicos por parte da mídia». É triste constatar que essas palavras, publicadas há mais de uma década, se aplicam com precisão impressionante ao que ainda ocorre hoje em dia no Brasil. A...