O nível de língua popular ou familiar toca muitas vezes o nível corrente e marca presença no texto literário. Do linguajar informal fazem parte expressões fixas ou fórmulas cristalizadas encontradas, não exaustivamente, em dicionários gerais. É o propósito deste Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, como o referem na apresentação da obra os seus autores, Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (ed. Papiro Editora):
«Com mais de 800 entradas/verbetes e 20 000 locuções, expressões peculiares e designações que enxameiam os nossos dicionários, usadas, correntemente, no dia-a-dia, esta obra tem a particularidade de (poder) ser manuseada ou consultada com grande facilidade através de várias palavras-chave [verbos, adjectivos, substantivos, advérbios, preposições, pronomes] de uma determinada asserção ou da definição correspondente, que o consultante só conhece ou recorda por via de determinado vocábulo.
O modelo adoptado na sua produção, permite, assim, uma pesquisa directa e inversa, facto que releva uma particularidade inédita em relação a todas as outras publicações paralelas anteriormente vindas a lume, ou de alguma ainda existente nos escaparates, embora a sua presença no mercado livreiro seja (mesmo) quase nula. (...)»
Particularidade especial sobre a sua consulta: «Uma locução ou expressão que apresente, entre parênteses, uma preposição, como a, de, em, com, por, etc., um advé...