. - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
.
.
856

.

 
Textos publicados pelo autor
Contos e Lendas da Língua Portuguesa
Por Armindo Reis e B. Weigert

Esta obra é uma recolha de narrativas das comunidades de Portugal Continental, Madeira, Açores, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Goa, Macau, Timor e Brasil.

A selecção pretende valorizar o elemento comum que é a Língua e os elementos particulares: «A Língua é a expressão da cultura. Ela carrega o imaginário. Ilhas e continentes, na diversidade dos seus universos etnogeográficos, vão revelar fantasia própria.(...) No fundo (...), apesar do distanciamento de cores e culturas [retratam-se]os valores humanos fundamentais: justiça, solidariedade e amor. Pilares deste mundo que a Língua Portuguesa narra.»

A Dama Pé de Cabra, de Alexandre Herculano, e A Procissão dos Abalos, de Luís Fagundes Duarte; Luísa Filha de Nica, de Orlanda Amarilis; Avó Mariana, de Alda Espírito Santo; Aiué, de Cochat Osório; A Velha Engolida pela Pedra, de Mia Couto; Valid, o Príncipe Indiano, de Jorge da Cruz; A Filha do Diabo, de Maria Ondina Braga; Kundarai, de Fernando Sylvan; ou o Marquesão da Jaqueira, de Graciliano Ramos, e Os Cismos, de João Guimarães Rosa – são alguns dos contos e lendas escritos em língua portuguesa registados nesta preciosa antologia.

A selecção de textos e autores foi da responsabilidade do português Armindo Reis e da brasileira Beatriz Weigert, com ilustrações da portuguesa Isabel Paiva.

Dicionário Prático para o Estudo do Português
Por Olívia M. Figueiredo e E. B. Figueiredo

O Dicionário Prático para o Estudo do Português - Da língua aos discursos, de Olívia Maria Figueiredo e Eunice Barbieri de Figueiredo, é um guia precioso para o estudo do Português, especialmente indicado para alunos do ensino secundário/colegial. Aí se descreve o conjunto das estruturas que caracterizam a Língua Portuguesa, a partir de um inventário explicativo das noções seleccionadas, que permite a análise e problematização das questões ligadas à língua e às suas manifestações.

J.M.C.

Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo
Por Luís Filipe B. Teixeira

Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo reúne, pela primeira vez, toda a produção ensaística desta figura heteronímica do universo pessoano, incluindo fragmentos e projectos por ele assinados ou a ele atribuíveis criticamente.

Gramática da Língua Portuguesa
Por Maria Helena Mira Mateus et al.

«A Gramática da Língua Portuguesa foi publicada pela primeira vez em 1983 e revista na edição de 1989. Esgotada a 4.ª edição em 1999, foi unânime a decisão de preparar uma nova edição amplamente revista, com maior poder descritivo, com um estilo menos tecnicista e com uma cobertura linguística mais ampla. (…) A variedade da língua contemplada nesta obra é a norma-padrão do português europeu, embora em muitas circunstâncias se indiquem características de outras variedades nacionais, geográficas e/ou sociais. Deve igualmente lembrar-se, relativamente ao carácter desta obra, que ela não é uma gramática normativa, ou seja, não é um instrumento que regule o bom uso da língua.A Gramática da Língua Portuguesa dirige-se àqueles que trabalham sobre diversas línguas particulares e também sobre o português e que (…) poderão vir a confirmar ou infirmar as hipóteses apresentadas, contribuindo assim (…) para um maior conhecimento das estruturas linguísticas do português e (…) das propriedades da gramática universal.»

In contracapa da Gramática da Língua Portuguesa

João de Barros - Humanista Português e Historiador da Ásia
Por Charles R. Boxer

Esta obra, edição do Centro Português de Estudos do Sudeste Asiático (CEPESA), destina-se a todos os investigadores, professores e estudantes interessados em compreender e aprofundar os temas e problemas da história da expansão portuguesa, trabalhados em muitos dos livros saídos do meticuloso esforço de João de Barros. Esta primeira edição portuguesa foi organizada pelo historiador Teotónio R. de Souza, Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, de Lisboa.