v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
Saberes em Sociolinguística
Trilha, Demandas e Proposições
Por Marcia dos Santos Machado Vieiras, Marcos Luiz Wiedemer

Saberes em sociolinguística: trilha, demandas e proposições, editada pela Pá de Palavra em junho de 2023, é uma revista que reúne textos de investigadores que participaram no 1.º Fórum Internacional em Sociolinguística: Descrição, Teoria, Metodologia e Ensino (IFIS), realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2019. 

Esta coletânea agrega um total de nove artigos em que os autores, das áreas de sociolinguística e dialetologia/geolinguística, apresentam e discutem uma visão contemporâneo da sociolinguística brasileira. Essa visão baseia-se numa rede de pesquisas dialetológicas, geolinguísticas e sociolinguísticas que compreendem abordagens estruturalistas, formalistas, funcionalistas ou construtivistas.  

Os artigos que a compõem, escritos por autores brasileiros e de outras nacionalidades, são: 

  • "Geossociolinguística e gramática: desafios e perspectivas do Projeto ALiB", de Josane Moreira de Oliveira;
  • "A gramática do Talian: ação de salvaguarda da Língua de Referência Cultural Brasileira", de Loremi Loregian-Penkal e Juvenal dal Castel;
  • "Fronteiras linguísticas em contextos migratórios contemporâneos: as migrações como processos tradutórios", de
Teoria e análise linguística
Por Ivo da Costa do Rosário, Luciana Sanchez-Mendes

Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Esta coleção organiza-se em três volumes – o segundo intitulado Teorias do texto, do discurso e da tradução e o terceiro designado por História, política e contato linguístico, que têm como objetivo apresentar trabalhos realizados no âmbito dos estudos linguísticos. Estas publicações foram feitas pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e reúnem investigações em diferentes ramos da linguística e que são o resultado de diferentes pontos de vista sobre a linguagem.

Em Teoria e análise linguística são apresentadas perspetivas teóricas sobre o estudo da estrutura da língua e os seus padrões de uso. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do RosárioLuciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem. Os trabalhos aqui reunidos podem, segundo os seus organizadores, ser usados «como um conjunto de ferramentas básicas que podem ser potencialmente utilizadas em investigações futuras em nível de mestrado e de doutorado» (pág. 14).

Dos cinco capítulos que compõem este volume, destaca-se capítulo denominado por «Pe...

Estudos em Gramática, Texto e Discurso
Linha d'Água, v. 36, n.º 2
Por AA. VV.

Este número da revista Linha d'Água, publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, compreende uma seleção dos trabalhos apresentado na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. A escolha dos textos coube a várias investigadoras integradas do CLUNL, que também figuram como autoras neste volume.

Como se pode ler na apresentação, «os textos selecionados para este número correspondem a um enquadramento das relações entre gramática e texto/discurso como um espaço de convergência, assim congregando-se um conjunto de propostas que, ora partem de fenómenos linguísticos locais para melhor compreender os textos/discursos, ora viabilizam, a partir de configurações textuais/discursivas, uma melhor compreensão do funcionamento da língua sob diferentes pontos de vista – pragmático, semântico e morfossintático».

Também como se sublinha no editorial, de grande clareza, conferindo unidade imediata à recolha, o volume organiza-se em três eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto", "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais" e "Didática e literacia em Gramática e Texto". Ao primeiro eixo temático pertencem quatro artigos, todos relacionados com a relação entre gramática e texto em diferentes áreas de ensino (do básico ao universitário): Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem; Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral;

No Meu Bairro
As diferenças que unem: um livro sobre inclusão e diversidade
Por Lúcia Vicente, Tiago M.

O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, com ilustração de Tiago M., é uma edição Nuvem de Letras, com a chancela do grupo editorial Penguin Random House. Nele a autora conta, em verso, as histórias de 12 crianças que têm em comum o facto de serem diferentes do que é considerado o padrão normal em sociedade. Este facto permite à autora abordar temas relacionados com «a diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso» (p. 7), com o objetivo de contribuir quer para a discussão pedagógica destes temas quer para a normalização do que é visto como diferente.

Este livro tem a particularidade de ser o primeiro a ser editado em Portugal com recurso ao sistema ELU. Trata-se de um sistema de adequação a uma linguagem que busca ser inclusiva ao esbater as diferenças linguísticas entre masculino e feminino por meio da construção de uma linguagem neutra que possibilita a inclusão no discurso de pessoas não-binárias, de género neutro ou de género indeterminado.

Em traços gerais, o sistema ELU, para marcar o género ...

Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a