v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
Da didática de língua(s) ao seu ensino
Estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz
Por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno, Eliane Lousada

A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde GonçalvesLuzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.

A publicação abre com uma introdução de Bernard Shneuwly e de Jean-Paul Bronckart, na qual os autores, também eles investigadores de renome, sublinham os passos fundamentais do percurso didático de Joaquim Dolz.

Os artigos compilados organizam-se, de seguida, em três grandes partes: I – A didática e os seus objetos; II – A didática, a divulgação científica e o letramento académico; III – A didática, os documentos oficiais e a formação de professores. As secções da coletânea de estudos permitem evidenciar como os contributos de Dolz são seminais em diferentes áreas de investigação, dialogando inclusive com outras abordagens científicas.

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica
Propostas Didáticas
Por Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves, Sónia Rita Melo

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica é uma publicação lançada em 2023 por Isabel DuarteMaria de Lurdes Gonçalves e Sónia Rita Melo. Trata-se de uma edição do Centro de Linguística da Universidade do Porto (em acesso aberto) e que tem como objetivo apresentar propostas didáticas no âmbito do ensino do português, tendo em consideração o seu pluricentrismo.

Como é sabido, a língua portuguesa não tem um estatuto idêntico em todo o mundo, podendo ser língua materna (LM), estrangeira, de herança, segunda, de acolhimento ou adicional. É, em Portugal e no Brasil, a LM da esmagadora maioria da população e, com a expansão da educação nos diferentes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tem-se vindo a alargar a franjas maiores da população, sendo, em países como Angola e S. Tomé e Príncipe, cada vez mais, a LM das camadas jovens, urbanas e escolarizadas. Contudo, para uma parte significativa da população dos PALOP, a língua portuguesa ainda é uma língua não materna. É a pensar nestas características do português que esta obra foi criada.

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica organiza-se ...

Gramática e Texto
Contextos, usos e propostas didáticas
Por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute Rosa, Matilde Gonçalves, Helena Topa Valentim

Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas, livro lançado em 2023 e organizado por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute RosaMatilde Gonçalves e Helena Topa Valentim, com a chancela Edições Colibri, dá conta da investigação desenvolvida no âmbito da linguística textual e discursiva. Esta obra é o resultado dos trabalhos apresentados na 7.ª conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, a qual teve como objetivo o aprofundamento das relações entre gramática e texto/discurso, através da apresentação de estudos que se integram em diferentes quadros teórico-metodológicos.

Esta publicação é constituída por nove textos, e a sua estrutura pretende, segundo as organizadoras, «refletir a progressão temática que enforma a [sua] coesão» (pág. 9).  Tem como abertura o texto da conferência plenária, da autoria de Sarah de Vogüé, que propõe a mobilização de um conjunto de parâmetros enunciativos que dão conta da variedade de textos que exprimem opinião e que servem para a construção de um esboço da designada «gramática de opinião».

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Saberes em Sociolinguística
Trilha, Demandas e Proposições
Por Marcia dos Santos Machado Vieiras, Marcos Luiz Wiedemer

Saberes em sociolinguística: trilha, demandas e proposições, editada pela Pá de Palavra em junho de 2023, é uma revista que reúne textos de investigadores que participaram no 1.º Fórum Internacional em Sociolinguística: Descrição, Teoria, Metodologia e Ensino (IFIS), realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2019. 

Esta coletânea agrega um total de nove artigos em que os autores, das áreas de sociolinguística e dialetologia/geolinguística, apresentam e discutem uma visão contemporâneo da sociolinguística brasileira. Essa visão baseia-se numa rede de pesquisas dialetológicas, geolinguísticas e sociolinguísticas que compreendem abordagens estruturalistas, formalistas, funcionalistas ou construtivistas.  

Os artigos que a compõem, escritos por autores brasileiros e de outras nacionalidades, são: 

  • "Geossociolinguística e gramática: desafios e perspectivas do Projeto ALiB", de Josane Moreira de Oliveira;
  • "A gramática do Talian: ação de salvaguarda da Língua de Referência Cultural Brasileira", de Loremi Loregian-Penkal e Juvenal dal Castel;
  • "Fronteiras linguísticas em contextos migratórios contemporâneos: as migrações como processos tradutórios", de
Teoria e análise linguística
Por Ivo da Costa do Rosário, Luciana Sanchez-Mendes

Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Esta coleção organiza-se em três volumes – o segundo intitulado Teorias do texto, do discurso e da tradução e o terceiro designado por História, política e contato linguístico, que têm como objetivo apresentar trabalhos realizados no âmbito dos estudos linguísticos. Estas publicações foram feitas pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e reúnem investigações em diferentes ramos da linguística e que são o resultado de diferentes pontos de vista sobre a linguagem.

Em Teoria e análise linguística são apresentadas perspetivas teóricas sobre o estudo da estrutura da língua e os seus padrões de uso. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do RosárioLuciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem. Os trabalhos aqui reunidos podem, segundo os seus organizadores, ser usados «como um conjunto de ferramentas básicas que podem ser potencialmente utilizadas em investigações futuras em nível de mestrado e de doutorado» (pág. 14).

Dos cinco capítulos que compõem este volume, destaca-se capítulo denominado por «Pe...