v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
Sem Dúvidas a Português
Pelo conhecimento explícito da língua
Por Lúcia Vaz Pedro

«Este livro tem como objetivo principal privilegiar o conhecimento de regras que permitem dominar a Língua Portuguesa e compreender o modo como as palavras se articulam numa frase.»

                                                                                                                        In Nota da Autora

Como professora de Português, reconheço a importância desta obra de Lúcia Vaz Pedro. Sabendo, “com um saber de experiência feito”, a dificuldade que os alunos têm em ler, interpretar e escrever, e da aversão que nutrem pela gramática, ao fim e ao cabo, a matemática da língua, este livro veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita. 

A autora divide a obra em quatro capítulos: Capítulo I – A Pontuação; Capítulo II – A acentuação; Capítulo III – Ortografia e Capítulo IV – Contributo das classes de palavras para a correção linguística

No primeiro capítulo, é feita referência aos diversos sinais da pontuação, bem como a sua valência na...

Gramática do Português Europeu
Por Vítor Barros

Na obra Gramática do Português Europeu, o autor, Vítor Barros, faz uma abordagem bastante completa e acessível das características da língua portuguesa que se fala e escreve em Portugal.

Organizada em noventa e cinco lições, correspondendo a um ou dois tempos letivos cada uma, a obra está estruturada em treze capítulos, aproximando-se do que se estipula no Dicionário Terminológico, mas não hesitando em se distanciar sempre que o autor  considera que outra abordagem é mais favorável.

O título de cada um dos treze capítulos é orientador para a análise que se pretende fazer. Se o interesse de quem consulta se orienta para a História da Língua o capítulo III, “Etimologia, Genealogia Linguística, Fonética e Fonologia” corresponde a um bom começo. Se, por outro lado, o Discurso é o centro de interesse, então o capítulo VIII, “Análise do Discurso” contém informações relevantes e o capítulo X, Noções de Estilística e Versificação, constitui-se, certamente, um excelente complemento, tal como o capítulo XI, “Representação Gráfica da Língua Falada”.

A descrição da língua é feita numa linguagem acessível que torna a gramática de fácil consulta para os estudantes inseridos no ensino básico, secundário ou, mesmo, superior, ou para quem se interessa pelas questões da língua ou faz dela profissão.

Da didática de língua(s) ao seu ensino
Estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz
Por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno, Eliane Lousada

A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde GonçalvesLuzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.

A publicação abre com uma introdução de Bernard Shneuwly e de Jean-Paul Bronckart, na qual os autores, também eles investigadores de renome, sublinham os passos fundamentais do percurso didático de Joaquim Dolz.

Os artigos compilados organizam-se, de seguida, em três grandes partes: I – A didática e os seus objetos; II – A didática, a divulgação científica e o letramento académico; III – A didática, os documentos oficiais e a formação de professores. As secções da coletânea de estudos permitem evidenciar como os contributos de Dolz são seminais em diferentes áreas de investigação, dialogando inclusive com outras abordagens científicas.

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica
Propostas Didáticas
Por Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves, Sónia Rita Melo

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica é uma publicação lançada em 2023 por Isabel DuarteMaria de Lurdes Gonçalves e Sónia Rita Melo. Trata-se de uma edição do Centro de Linguística da Universidade do Porto (em acesso aberto) e que tem como objetivo apresentar propostas didáticas no âmbito do ensino do português, tendo em consideração o seu pluricentrismo.

Como é sabido, a língua portuguesa não tem um estatuto idêntico em todo o mundo, podendo ser língua materna (LM), estrangeira, de herança, segunda, de acolhimento ou adicional. É, em Portugal e no Brasil, a LM da esmagadora maioria da população e, com a expansão da educação nos diferentes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tem-se vindo a alargar a franjas maiores da população, sendo, em países como Angola e S. Tomé e Príncipe, cada vez mais, a LM das camadas jovens, urbanas e escolarizadas. Contudo, para uma parte significativa da população dos PALOP, a língua portuguesa ainda é uma língua não materna. É a pensar nestas características do português que esta obra foi criada.

Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica organiza-se ...

Gramática e Texto
Contextos, usos e propostas didáticas
Por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute Rosa, Matilde Gonçalves, Helena Topa Valentim

Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas, livro lançado em 2023 e organizado por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute RosaMatilde Gonçalves e Helena Topa Valentim, com a chancela Edições Colibri, dá conta da investigação desenvolvida no âmbito da linguística textual e discursiva. Esta obra é o resultado dos trabalhos apresentados na 7.ª conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, a qual teve como objetivo o aprofundamento das relações entre gramática e texto/discurso, através da apresentação de estudos que se integram em diferentes quadros teórico-metodológicos.

Esta publicação é constituída por nove textos, e a sua estrutura pretende, segundo as organizadoras, «refletir a progressão temática que enforma a [sua] coesão» (pág. 9).  Tem como abertura o texto da conferência plenária, da autoria de Sarah de Vogüé, que propõe a mobilização de um conjunto de parâmetros enunciativos que dão conta da variedade de textos que exprimem opinião e que servem para a construção de um esboço da designada «gramática de opinião».

...