v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
3K

v

 
Textos publicados pelo autor
Palavras Fora da Caixa 5
Manual escolar de Português
Por Judite Marques Pinto, Lúcia Vaz Pedro, Maria da Luz Mendes, Rita Garcia

1.     Organização e Método 

Palavras Fora da Caixa 5* apresenta uma boa organização coerente e funcional, adequada aos alunos; explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos, motivando, e para o desenvolvimento de capacidades; contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental e estimula a autonomia e o sentido crítico.

2.     Informação e Comunicação 

Respeita, de forma cabal, as orientações constantes dos documentos curriculares e outras orientações gerais do Ministério da Educação português. Tendo em conta as orientações curriculares, veicula conhecimento correto e relevante.

Promove a educação para a cidadania, não apresentando discriminações de carácter cultural, étnico, religioso e sexual, e respeita o princípio da igualdade de género.

Apresenta uma muito boa organização gráfica (caracteres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos e subtítulos), facilitadora do seu uso, e ilustrações (fotografias, desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.

3.     Características Materiais 

Mostra uma muito boa robustez, própria para resistir à normal utilização e para permitir a reutilização. O formato, as dimensões e o peso do manual são perfeitamente adequados ao nível etário do aluno.

4.     Adequação ao Projeto Educativo da Escola 

Adequa-se, em geral, às características da comunidade escolar e revela-se adequado ao contexto edu...

Camões
Uma antologia
Por Luís Vaz de Camões, Frederico Lourenço

Assinalando o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, que se supõe ter ocorrido em 1524, o classicista, tradutor, ensaísta e escritor Frederico Lourenço brinda o público leitor em língua portuguesa com esta antologia, que abarca «as passagens mais brilhantes de Os Lusíadas e das Rimas».

Se Os Lusíadas, publicados em 1572, são um título com certeza bem conhecido, esclareça-se que as Rimas, uma compilação dos sonetos, canções, éclogas e outras composições líricas, tiveram edição póstuma, em 1595, a que se seguiu outra edição, em 1598 (p. 486). Este legado literário permite a Frederico Lourenço recolher sequências da epopeia e juntar uma seleção de poemas líricos, todos eles textos imbuídos da tradição clássica. O critério, como se lê no Prefácio (pp. 11-12) foi o da preferência pessoal.

Mas o interesse da antologia não fica pelos textos camonianos, porque Frederico Lourenço retoma a tradição de os anotar, na esteira de Manuel Faria e Sousa (1590-1649), um dos primeiros biógrafos do Poeta, de modo a «chamar a atenção para a matriz latina da poesia de Camões». O volume tem, portanto, uma organização bipartida: uma primeira secção constituída por um corpus, por sua vez dividido entre poesia épica e poesia lírica; e depois, a segunda parte, recheada de anotações aos poemas coligidos (pp. 319-611) e completada por uma lista de «abreviaturas bibliográfica e outras». Finaliza a antologia um anexo intitulado "O retrato de Camões" (pp. 625-630), registo ficcional da experiência de um narrador que, transferindo-se para o passado, se vê no corpo do pintor do quadro ...

Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos
Por Cristine Gorski Severo, Ezra Alberto Chambal Nhampoca, Ezequiel Pedro José Bernardo

A obra Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos, organizada por Cristine Gorski SeveroEzra Alberto Chambal Nhampoca e Ezequiel Pedro José Bernardo, aborda o contexto educacional africano. Esta publicação, com a chancela da Mazza Edições e disponível gratuitamente em linha, é composta por trabalhos, em língua portuguesa e inglesa, que prestam especial atenção às variedades do português e ao seu ensino nos contextos de Angola e Moçambique. No fundo, o seu objetivo principal é, como assinalam os organizadores, partilhar com os leitores a experiência africana de modo a contribuir «para um debate global sobre os desafios enfrentados pelas políticas linguísticas educacionais, elucidando a importância desse campo de pesquisa e reflexão» (pág. 10).

Esta edição inicia com um prefácio, da autoria do professor Bento Sitoe (Universidade Eduardo Mondlane), que argumenta a favor de políticas de uma educação multilingue em Moçambique, e está dividida em oito capítulos que se focam particularmente em casos angolanos e moçambicanos. Neste sentido, entre os vários capítulos, destacamos o primeiro capítulo, designado «políticas linguísticas educac...

Sem Dúvidas a Português
Pelo conhecimento explícito da língua
Por Lúcia Vaz Pedro

«Este livro tem como objetivo principal privilegiar o conhecimento de regras que permitem dominar a Língua Portuguesa e compreender o modo como as palavras se articulam numa frase.»

                                                                                                                        In Nota da Autora

Como professora de Português, reconheço a importância desta obra de Lúcia Vaz Pedro. Sabendo, “com um saber de experiência feito”, a dificuldade que os alunos têm em ler, interpretar e escrever, e da aversão que nutrem pela gramática, ao fim e ao cabo, a matemática da língua, este livro veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita. 

A autora divide a obra em quatro capítulos: Capítulo I – A Pontuação; Capítulo II – A acentuação; Capítulo III – Ortografia e Capítulo IV – Contributo das classes de palavras para a correção linguística

No primeiro capítulo, é feita referência aos diversos sinais da pontuação, bem como a sua valência na...

Gramática do Português Europeu
Por Vítor Barros

Na obra Gramática do Português Europeu, o autor, Vítor Barros, faz uma abordagem bastante completa e acessível das características da língua portuguesa que se fala e escreve em Portugal.

Organizada em noventa e cinco lições, correspondendo a um ou dois tempos letivos cada uma, a obra está estruturada em treze capítulos, aproximando-se do que se estipula no Dicionário Terminológico, mas não hesitando em se distanciar sempre que o autor  considera que outra abordagem é mais favorável.

O título de cada um dos treze capítulos é orientador para a análise que se pretende fazer. Se o interesse de quem consulta se orienta para a História da Língua o capítulo III, “Etimologia, Genealogia Linguística, Fonética e Fonologia” corresponde a um bom começo. Se, por outro lado, o Discurso é o centro de interesse, então o capítulo VIII, “Análise do Discurso” contém informações relevantes e o capítulo X, Noções de Estilística e Versificação, constitui-se, certamente, um excelente complemento, tal como o capítulo XI, “Representação Gráfica da Língua Falada”.

A descrição da língua é feita numa linguagem acessível que torna a gramática de fácil consulta para os estudantes inseridos no ensino básico, secundário ou, mesmo, superior, ou para quem se interessa pelas questões da língua ou faz dela profissão.