Os verbos constituem uma área de dificuldade para aprende português como língua estrangeira, o que somado às características fonéticas da variedade falada em Portugal pode significar uma tarefa árdua. Este guia tem a vantagem de pôr ao alcance dos estudantes os registos sonoros das diferentes formas que constituem a flexão de um conjunto de verbos, permitindo-lhes perceber as alterações vocálicas (elevação e recuo das vogais átonas) que a deslocação do acento tónico determina ao longo de cada paradigma.
Elucidativa da estrutura e dos objetivos da obra é a seguinte passagem do seu Preâmbulo (pág. 5):
«Com este livro, pretende-se descrever a pronunciação de todos os verbos conjugados em Português Europeu, no registo neutro, bem articulado e próximo do que comummente se admite como o português-padrão. São mostrados os 57 paradigmas de pronunciação, os quais irão servir como modelo aos cerca de 2000 verbos mais frequentes, listados na Página IV (página 146). Acompanha este guia de pronunciação um estudo sobre as variações de pronunciação encontradas na flexão dos verbos, assim como a indicação da frequência do uso do verbo em Português Europeu.»*
Importa referir que os ficheiros áudio na base deste guia estão também disponíveis no sítio Verbus, um sistema em linha de pronunciação e conjugação de verbos, desenvolvido na Universidade de Coimbra.